{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Economia

Paraná estuda potencial de inovação de regiões do estado para a retomada da economia

há 5 anos

Redação

Paraná estuda potencial de inovação de regiões do estado para a retomada da economia

Um estudo feito pela Invest Paraná apontou os principais segmentos e regiões com potencial inovador e que podem incrementar a economia do Estado, especialmente no período de retomada, pós-pandemia. O estudo será base para um programa de desenvolvimento focado em vocações regionais.

A iniciativa foi tema da reunião dos secretários do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, e da Justiça, Família e Trabalho, Mauro Rockenbach;  do presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, e técnicos do órgão, realizada nesta segunda-feira (31.08). Segundo Márcio Nunes, a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável vai contribuir com a análise ambiental, promoção de workshops, elaboração de estratégias de desenvolvimento, divulgação do plano de implementação e ações de apoio.

Além das Secretarias do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e da Justiça, Família e Trabalho, estão envolvidas as secretarias da Agricultura e do Abastecimento e a do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas; o Instituto Água e Terra, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Paranacidade e Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), além de representantes de universidades estaduais e comunidade local.

EXPERIÊNCIAS - O estudo feito pela Invest Paraná foi baseado em experiências da Alemanha e do Japão. Os dois países utilizam a metodologia de valorizar a produção em pequenas regiões, atendendo as demandas dos grandes centros.

Os setores de alimentos e turismo foram apontados como grande potencial econômico, principalmente no período pós-pandemia. “Selecionamos os ativos com potencial de mercado já relatados no Programa Arranjos Produtivos Locais e o colocamos em prática. Para isso, usamos as metodologias de desenvolvimento brasileiras e internacionais”, disse o diretor da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, responsável pelo estudo, juntamente com o técnico de Desenvolvimento Econômico, Bruno Banzato. “Vamos colocar inovação e agregar valor às cadeias produtivas de alimentos e turismo”, completou.

LITORAL – A Invest Paraná elaborou um segundo projeto a ser desenvolvido como piloto em Antonina e Morretes, no Litoral do Estado, com vistas ao atendimento aos turistas. O objetivo é criar espaços em ambientes seguros e confortáveis, únicos e atrativos, e que mostrem a individualidade da região. A partir de uma cooperação com a província de Hyogo, no Japão, e a JICA, a proposta é criar os chamados Michi-no-Ekis, por todo o estado, criando uma rota turística entre eles.

Imagens/informações: AEN.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Aprova Paraná abre inscrições para mais de 3,7 mil vagas em universidades estaduaisPrograma oferece 3.757 vagas em sete universidades públicas do Paraná para estudantes da rede estadual que concluíram o ensino médio
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia