Publicidade
AO VIVO:
Ao vivo: Programa Manhã Total, com João Barbiero – Rádio Lagoa Dourada FM (16/10)
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Publicidade
Educação

Pela internet, UniSecal promove palestra sobre 'Direito pós-pandemia'

há 5 anos

Redação

Publicidade
Pela internet, UniSecal promove palestra sobre 'Direito pós-pandemia'
Publicidade

Evento on-line trouxe pesquisadores de diferentes regiões como Brasília e Nova Iorque, além de destacar o aumento no uso de novas tecnologias

O curso de Direito da UniSecal promoveu na última quarta-feira, 22 de abril, uma palestra on-line com o tema ‘Novos desafios do Direito pós-pandemia’. Com a participação de alunos, professores de outras Instituições de Ensino Superior (IES) e defensores públicos de alguns estados brasileiros, o evento teve como objetivo analisar as diferentes áreas – bioética, criminologia, direito de família e sociologia – e refletir como os atuais acontecimentos da COVID-19 podem alterar os padrões já estabelecidos na rotina, principalmente no campo social e jurídico.

A palestra aconteceu em uma plataforma digital e de acordo com o docente organizador do evento, professor Me. Antonio Augusto Farah, a escolha do tema se deu por conta da atual relevância do assunto, além de conscientizar os alunos a sempre estarem buscando soluções para os problemas da sociedade. “Observando o cenário de hoje, as medidas tomadas, o comportamento da população, as movimentações políticas e o contexto internacional, buscamos traçar uma situação em que possamos nos antecipar aos problemas que podem surgir. A ideia é ter a solução prontaquando as dificuldades aparecerem”, explica Antonio, que é mestre em Direito Civil.

Uso de novas tecnologias

Durante a palestra, os pesquisadores abordaram diversos assuntos, entre eles o aumento no uso de novas tecnologias dentro do campo social e jurídico. Ligado a esse ponto, o evento on-line só pôde ser realizado por conta dessa modernização, visto que a atividade reuniu pesquisadores de outras regiões e paísesatravés de uma videoconferência.

Segundo o doutor em Direito André Ribeiro Giamberardino, que está realizando o pós-doutorado na Columbia University, na cidade de Nova Iorque, todas as áreas sofrerão essa “virtualização”. “As mudanças devem estar ligadas à aceleração de processos históricos que já estavam em marcha, principalmente ligados a virtualização da vida social e profissional. Todas as profissões são impactadas com isso, incluindo as jurídicas”, comenta o também professor e defensor público.

Atuando em Brasília com um escritório especializado nas demandas da saúde do Biodireito, a Ma. Thaís Maia enfatiza o aumento do trabalho on-line. “O que acho que aumentará é o home office. Por exemplo: você poderá alcançar clientes de outros lugares sem precisar se encontrar fisicamente com eles. É uma tendência que tende a crescer”, relata. Além disso, Thaís acredita que medidas extrajudiciais – processos intermediados por um advogado e que não são levados à Justiça – serão priorizadas. “Acho que esse caminho, de mecanismos para resolver conflitos de forma extrajudicial, é algo que também crescerá”, pondera a mestra em Bioética.

Entretanto, André faz um alerta quanto ao uso de novas tecnologias e como elas podem afetar a formação dos profissionais em Direito. “Preocupa que a redução de interações diretas com o público possa significar um déficit ainda maior de humanização e sensibilidade do profissional do direito, sobretudo na área penal”, questiona.

Amplo aprendizado

Participando pela primeira vez de uma palestra on-line, o professor Antonio Augusto enfatiza que eventos como esse propiciam um amplo aprendizado aos alunos, já que os mesmos são apresentados a distintos contextos sociais. “Fiz questão de convidar pessoas que atuam em diferentes áreas e que estão geograficamente em espaços opostos. Dessa forma, os participantes podem perceber que problemas sociais atingem todas as áreas e que cada local conta com particularidades próprias no enfrentamento dessas questões”, conta o docente do curso de Direito da UniSecal.

Na mesma linha de pensamento, Thaís Maia finaliza explicando que “a exposição dos pontos de vista de professores de diferentes áreas, todas relacionadas ao meio jurídico, mas cada um com a sua fatia de atuação, contribui com a formação dos acadêmicos”.

Pesquisadores

O evento on-line contou com a participação dos pesquisadores André, Antonio e Thaís, além do coordenador e professor do curso de Direito da UniSecal, Dr. Aknaton Toczek Souza, e da doutora em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP), Ana Paula Parra Leite. A palestra on-line faz parte de várias atividades remotas que estão acontecendo na IES por conta da pandemia causada pelo novo Coronavírus.Assessoria de Imprensa UniSecal   

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Dias contados: tempo estável segue em PG até esta quinta-feiraSimepar alerta para o risco de tempestades em algumas áreas do interior paranaense
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Pela internet, UniSecal promove palestra sobre 'Direito pós-pandemia' | D'PontaNews