Como forma de criar um espaço de apoio a comunidade acadêmica e também para a sociedade como um todo, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da UniSecal, por meio da Justiça Restaurativa (JR), criou os ‘Círculos Virtuais’. O ambiente on-line proporciona um local para que as pessoas possam compartilhar o que estão sentindo e passando, além de experiências e aprendizados vivenciados durante à pandemia da COVID-19. A UniSecal é referência no Brasilno uso das metodologias da JR.
Os ‘Círculos de Construção de Paz’ já realizados há anos pelo NPJ foram adaptados para um ambiente virtual. Segundo a coordenadora do Núcleo e professora do curso de Direito da UniSecal, Renata Young Blood, qualquer aluno, colaborador, professor e/ou pessoa da comunidade pode solicitar o auxílio dos ‘Círculos Virtuais’. “É um ambiente onde as pessoas podem nos procurar e nos contar tudo o que elas estão passando. Estamos vivenciando um momento incerto em nossas vidas e a troca de experiências, sensações, nos ajudam a superar essas dificuldades”, comenta Renata, que é facilitadora e instrutora da metodologia.
Como funciona?
Todos os ‘Círculos Virtuais’ serão agendados e podem ser solicitados pelo e-mail [email protected]. Os participantes receberão um link e acessarão a plataforma digital no horário e dia marcado. A escolha pela ferramenta on-line segue orientações de autoridades em saúde, que explicam sobre a importância do isolamento social para evitar situações que possam auxiliar na propagação do novo Coronavírus.
Referência
A UniSecal é referência no Brasil no uso das metodologias da Justiça Restaurativa, tanto no curso de Direito como na pós-graduação em Justiça Restaurativa e Mediação de Conflitos. A instituição realiza inúmeros projetos de extensão dentro da cidade de Ponta Grossa (PR) e trouxe, no fim do ano passado, uma nova metodologia para a região dos Campos Gerais chamada ‘Conferência de Grupo Familiar’.
Também em 2019, o centro universitário realizou o ‘II Fórum de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Direitos Humanos’ e trouxe vários pesquisadores para o município ponta-grossense. Entre eles a Dra. Petronella Maria Boonen, referência mundial em JR que enalteceu o trabalho realizado pela UniSecal à época. “Há tentativas de aplicações da JR em instituições de ensino na região Nordeste do Brasil, por exemplo. Porém, a UniSecal está de parabéns pelo o que tem feito”, relatou a pesquisadora ao comentar sobre as práticas da JR no Brasil.
Petronella tem trabalhos desenvolvidos em países como Guatemala, Peru, Colômbia, Argentina, Uruguai, Paraguai, Romênia, Bolívia e Áustria.
Imagens/informações: Assessoria de imprensa.