Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Justiça determina que resultado de pesquisa eleitoral em PG não seja divulgado; veja a decisão

2020-11-04 às 19:59
Foto: PMPG

Divulgação de pesquisa é impugnada em PG

Uma pesquisa do Instituto Opinião sobre a corrida eleitoral em Ponta Grossa teve a divulgação impedida através de decisão do juiz Leonardo Souza, da 15ª Zona Eleitoral, proferida nesta quarta-feira (4). A previsão de divulgação era para o sábado (7).

O pedido para a impugnação da pesquisa partiu da coligação ‘União de Forças por Ponta Grossa’, do candidato a prefeito Marcio Pauliki (SD). Segundo a decisão da justiça, o critério utilizado foi o mesmo que em outras impugnações de pesquisas, como a ausência de isonomia de tratamento entre os candidatos, a metodologia apresentada pelo desenvolvimento da pesquisa, ponderações de faixas etárias, entre outros motivos.

Tais fatos, inclusive, estão documentados em um trecho retirado da sentença. “No que tange à aglutinação de várias faixas de grau de instrução dos entrevistados, o Tribunal Regional Eleitoral entendeu que o caso merece intervenção judicial, tendo em vista que a metodologia apresentada abre espaço para direcionamento do resultado, por ter fixado faixas muito amplas“, afirma o despacho.

Veja a decisão judicial na íntegra abaixo:

Foto: PMPG