{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Eleições 2020

UFPR entra para o programa Universidade Amiga da Justiça Eleitoral

há 5 anos

Redação

Publicidade
UFPR entra para o programa Universidade Amiga da Justiça Eleitoral

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) entrou para o programa Universidade Amiga, juntando-se a uma longa lista de instituições de ensino superior inscritas na iniciativa lançada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos e Paula.

O projeto, que tem o intuito de estimular os estudantes a participar do processo eleitoral como mesários voluntários, recebendo, em contrapartida, até 60 horas extracurriculares, já alcançou 54 universidades de 153 cidades paranaenses, com destaque para Curitiba, que possui 12 convênios, e Cascavel, com oito.

O coordenador de Atividades Formativas e Estágios da UFPR, Leonir Lorenzetti, explica que o caráter voluntário da ação imprime o desejo dos estudantes de contribuir com a sociedade, e que a universidade entende que isso deve ser incentivado. Lorenzetti acredita ainda que a iniciativa contribua para o desenvolvimento de uma sociedade democrática e participativa. "A UFPR pretende realizar uma ampla divulgação nas coordenações dos cursos, diretórios acadêmicos e redes sociais da universidade", diz.

Abrangência estadual

O Centro Universitário Uningá é a instituição mais presente nas cidades do Paraná, com 85 municípios ligados ao projeto, seguido do Centro Universitário Cidade Verde (UniFCV), que está em 57 cidades.

A tutora pedagógica do Uningá, Kassieli Sampario, explica que a Universidade Amiga é uma forma de os estudantes adquirirem conhecimento e experiência, além de uma oportunidade de ganhar horas complementares como benefício. “É uma forma integrada de despertar o interesse dos discentes em colaborar com o Estado”, diz.

A coordenadora de Pesquisa e Extensão da Universidade Paranaense (Unipar), Dra. Evellyn Claudia Wietzikoski, explica que o projeto reduz o distanciamento entre os acadêmicos e a Justiça Eleitoral, proporcionando um ambiente de ensino e extensão favorável. "A Unipar está realizando ampla divulgação no meio acadêmico, utilizando todas as plataformas de comunicação, como ofícios, e-mail e afins. Também foi elaborado um vídeo explicativo aos interessados", revela.

Extensão permanente

Frederico Almeida, professor de Direito no Centro Universitário UniOpet e membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), explica que a Uniopet tem o objetivo de transformar o Universidade Amiga em um projeto de extensão permanente, para que todos os alunos possam participar em todas as eleições.

"O projeto proporciona um sentido para o aluno no dia das eleições, por meio de conceitos não só de cidadania, mas de toda a sistemática que é fazer acontecer uma eleição em um país tão grande quanto o Brasil", diz Almeida.

Destaque nacional

O projeto Universidade Amiga foi fundamental para o número recorde de mesários que se candidataram como voluntários no Paraná em 2020. Representantes das instituições de ensino superior vêm divulgando por meio das redes sociais a importância do trabalho mesário durante as eleições, e apontam que, diante do cenário atípico de pandemia, esta pode ser uma experiência rica em ensinamentos para as novas gerações.

Almeida conta que o TRE-PR foi pioneiro em todo Brasil na iniciativa, que chegou até o conhecimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi replicado em outros regionais do país, como Ceará e Alagoas. "Começamos no Paraná e hoje é algo relevante para o Brasil inteiro", diz Almeida.

Abradep

Além das universidades que divulgam o projeto, a Academia Brasileira de Direito Eleitoral, que reúne os principais escritores de Direito Eleitoral do país, também aderiu oficialmente ao programa e está ajudando na divulgação. Como muitos membros são professores universitários, isso ajuda diretamente para que cada vez mais faculdades façam parte do projeto.

Em todo o país, dos 2 milhões de voluntários, 800 mil são voluntários. No Paraná, são necessários 85 mil mesários para trabalhar em 21.303 seções eleitorais distribuídas em 399 municípios do estado. Cada seção conta com quatro mesários. O trabalho possibilita o exercício do voto de 8,1 milhões de eleitores. Até 29 de setembro, foram contabilizadas 85.111 inscrições de mesários voluntários pelo site do TRE-PR para as Eleições 2020. As inscrições continuam abertas para substituições e cadastro de reserva.

Da assessoria do Tribunal Regional Eleitoral

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Madame Destiny Megaways: o efeito dos multiplicadores x2/x3 nas rodadas Como os multiplicadores x2-wild e x3-x25 da Roda da Fortuna intensificam as cascadas em Madame Destiny Megaways e tornam as rodadas mais dinâmicas
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
UFPR entra para o programa Universidade Amiga da Justiça Eleitoral | D'PontaNews