{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Entretenimento

Carnaval 2026: Grande Rio aposta no Manguebeat e leva “A Nação do Mangue” à Sapucaí

O enredo “A Nação do Mangue”, assinado pelo carnavalesco Antônio Gonzaga, a Tricolor de Caxias promete levar para a Avenida um mergulho simbólico e estético nos manguezais de Pernambuco

há 12 horas

Amanda Martins

Carnaval 2026: Grande Rio aposta no Manguebeat e leva “A Nação do Mangue” à Sapucaí
Foto: Reprodução/Grande Rio

A Acadêmicos da Grande Rio, atual vice-campeã do Carnaval do Rio, já definiu o caminho que pretende seguir em busca do título em 2026. Nascida em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a escola aposta no Manguebeat, movimento cultural pernambucano, como tema do próximo desfile na Marquês de Sapucaí.

Segundo o portal Ric, o enredo “A Nação do Mangue”, assinado pelo carnavalesco Antônio Gonzaga, a Tricolor de Caxias promete levar para a Avenida um mergulho simbólico e estético nos manguezais de Pernambuco. A proposta é destacar o mangue como espaço de resistência, identidade e transformação política e cultural, ressaltando a força criativa que emerge das periferias.

O samba-enredo reforça essa narrativa ao exaltar os tambores, os instrumentos tradicionais e a ancestralidade negra, associando o mangue à luta social e à afirmação cultural. A letra faz referência à herança de Zumbi, à vida nas palafitas e ao cotidiano dos trabalhadores das regiões ribeirinhas, apresentando o mangue como território vivo e pulsante.

Fundada em 1988, a Grande Rio teve uma ascensão rápida no Carnaval carioca, alcançando o Grupo Especial apenas dois anos após sua criação. O maior título da escola veio em 2022, com o enredo “Fala, Majeté! Sete Chaves de Exu”. Além da conquista, a agremiação soma cinco vice-campeonatos, incluindo o de 2025, e manteve presença constante entre as primeiras colocadas nos últimos anos.

O Carnaval do Rio em 2026 será realizado, pelo segundo ano consecutivo, em três noites de desfiles, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, conforme definido pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa). A Grande Rio será a penúltima escola a desfilar, na terça-feira (17), última noite da festa, antecedendo o encerramento oficial do evento.

Na mesma noite, também entram na Avenida Paraíso do Tuiuti, Unidos de Vila Isabel e Acadêmicos do Salgueiro. Com o Manguebeat como inspiração, a Grande Rio aposta na força cultural do enredo para encerrar o Carnaval em busca de mais um título para sua história.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Romance LGBT+ estreia no Brasil e chega à HBO Max em fevereiro A produção é baseada na consagrada saga literária Game Changers
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia