há 11 horas
Carlos Solek
A sexóloga e palestrante Cátia Damasceno concedeu, nesta terça-feira (14), uma entrevista exclusiva ao portal D'Ponta News. A profissional está em Ponta Grossa para realizar uma palestra no evento de 40 anos da ACIPG Mulher.
Na entrevista, Cátia fala sobre empreendedorismo feminino e a importância do conhecimento. "Empreender não é fácil, não é? Independente de qual seja o nicho — seja mercado, seja moda, seja gente — qualquer coisa dá para a gente empreender hoje em dia. Então a gente precisa sim de estudo, a gente precisa sim de conhecimento, a gente precisa entender sobre gestão, entender sobre finanças, entender de RH, entender de pessoas, entender de contratação, entender do nosso produto, porque ser empresária envolve todas essas coisas"
"Há de se ter muita coragem para poder empreender e muito conhecimento. E eu acho que quando a gente tem esse bichinho do empreendedorismo dentro da gente, a gente tem mais é que botar ele para fora mesmo, trabalhar, lutar e aprender com os nossos próprios erros”, destaca Damasceno.
Sexualidade
Famosa por seus vídeos na internet falando sobre sexo, Cátia Damasceno ressalta que é essencial que o assunto seja debatido de forma mais ampla. “Infelizmente ainda é um tabu em pleno 2025 aí falar sobre sexualidade. Muitas portas ainda se fecham, mas existe uma grande curiosidade das pessoas. Eu acho que portais como esse favoreceram muito para que a gente pudesse levar assuntos sinceros, com muita informação”, afirmou.
Para Cátia, a sexualidade deve ser tratada com a mesma naturalidade que outros temas cotidianos. “Eu acho que a nossa sexualidade ela tem que ser tratada de uma maneira muito natural, como todos os outros assuntos. Por exemplo, se você senta em algum lugar, você vai conversar a respeito de política, a respeito de educação, a respeito de história, a respeito de geografia, a respeito de finanças, a respeito de tantos assuntos. Por que que a gente não pode conversar a respeito da nossa sexualidade também com naturalidade?”, questionou.
A sexóloga destacou ainda que o acesso à informação é essencial para quebrar barreiras e ampliar o diálogo sobre o tema. “E para isso é necessário que a gente tenha informação a respeito de tudo aquilo que a gente tá falando. Então, levar informação para as pessoas é o grande objetivo do meu trabalho”, concluiu.
Confira a entrevista completa realizada pela jornalista Amanda Martins: