O presidente Donald Trump anunciou que irá impor uma tarifa de 100% sobre todos os filmes produzidos fora dos Estados Unidos. Ele divulgou essa intenção em uma postagem na rede social Truth Social, afirmando que a indústria cinematográfica americana foi “roubada” por outros países, e citou especificamente o impacto negativo para o estado da Califórnia.
Trump não detalhou o prazo ou a forma de implementação dessa tarifa, e especialistas da indústria apontam que a medida seria difícil de aplicar na prática, especialmente considerando que muitos filmes são produzidos parcialmente fora dos EUA por questões de custo e incentivos fiscais em outros países.
Essa é a primeira vez que Trump ameaça taxar um serviço, e não um produto físico, tornando a ação sem precedentes e legalmente complexa. A indústria do cinema e entidades ligadas ao setor ficaram surpresas e apreensivas com a possibilidade dessa tarifa de 100%, que pode aumentar custos e causar grandes impactos no mercado audiovisual americano e mundial.