há 3 horas
Amanda Martins
Na próxima quarta-feira (22), às 19h, o elenco sub-20 do Fantasma disputará, pela primeira vez na história, a Copa do Brasil sub-20. O confronto da primeira fase é contra o Criciúma, no Estádio Heriberto Hülse.
O técnico Jorge Ferreira comenta que esse é um momento único para a equipe do Fantasma que foi garantido devido a conquista do título Paranaense no ano passado. "A gente está encarando como um momento único, um momento de oportunidade colocar o operário de novo no cenário nacional, numa competição tão restrita onde só os campeões dos estados e algumas federações, o vice-campeão também", comenta.
Funcionamento do torneio
A Copa do Brasil sub-20 é disputada em sistema de jogos eliminatórios, os times são divididos em chaves de dois, decidindo a vaga para a próxima fase em dois jogos, cada jogo com um deles como mandante. Aquele que conseguir mais pontos passa para a fase seguinte, onde o sistema se repete até a final, que decide o campeão.
Primeira fase (16ª de final): os 32 clubes são distribuídos em 16 grupos de dois clube cada;
Segunda fase (oitavas de final): 16 clubes distribuídos em oito grupos de dois clubes cada;
Terceira fase (quartas de final): oito clubes distribuídos em quatro grupos de dois clubes cada;
Quarta fase (semifinal): quatro clubes distribuídos em dois grupos de dois clube cada;
Quinta fase (final): em um grupo de dois clubes, de onde sairá o campeão da Copa.
Agora o Operário agora tem chance de mostrar seu trabalho e também um leque maior de jogadas estratégicas. A estreia será contra uma equipe que já participa de outras competições como a Copa Sul e a Copa Santa Catarina com o Sub-20. Para Jorge Ferreira a equipe irá buscar aproveitar o máximo possível dentro de suas responsabilidades. "Estamos muito felizes de ter conquistado isso, vamos fazer o que a gente busque mais vezes estar nessa competição. Tenho certeza que o clube entende assim, e toda a comissão e atletas também."