No último domingo (26) um homem de 40 anos morreu vítima do novo coronavírus em Ponta Grossa. Apesar da morte ter ocorrido na ala COVID-19 do Hospital Universitário, o corpo foi velado com caixão aberto na capela do Núcleo Santa Paula. Os órgão de saúde recomendam que em casos de suspeita ou confirmação de morte por COVID-19 os corpo seja enviado direto ao cemitério para evitar a contaminação.
De acordo com a assessoria da prefeitura, por se tratar de uma morte suspeita de coronavírus, todos os procedimentos necessários foram tomados. “Como o corpo do paciente estava na ala Covid-19 e o atestado de óbito constava como causa morte Síndrome Respiratória Aguda, foi realizado todo o procedimento necessário, incluindo o embalamento para sepultamento direto, sem a possibilidade de velório”, afirma. Ela ainda informa que a Vigilância Sanitária está averiguando quem liberou o velório.
A Fundação Municipal de Saúde afirma que está realizando o rastreamento de todos os presente no funeral e tomando “as medidas cabíveis para poder fazer o monitoramento de quem esteve presente”.