Quinta-feira, 15 de Maio de 2025

Covid-19: cientistas descobrem causa da perda do olfato

2022-12-23 às 14:47
Foto: Getty Images

A perda do olfato foi um sintoma recorrente entre os pacientes da Covid-19 no início da pandemia. Para a maioria deles, o sentido foi recuperado uma ou duas semanas após a infecção. Algumas pessoas, no entanto, ainda estão convivendo com a incapacidade de sentir cheiro meses ou anos depois de terem sido infectadas pelo vírus.

Em um estudo publicado nessa quarta-feira (21/12), na revista Science Translational Medicine, um grupo de cientistas norte-americanos revela novas evidências sobre a possível causa do problema. De acordo com eles, a perda prolongada de olfato está ligada a uma resposta imune contínua que destrói as células do nariz.

Envolvidas na resposta imunológica do corpo ao coronavírus, as células de defesa acabaram causando uma resposta inflamatória exacerbada que, em alguns pacientes, persistiu até o coronavírus não ser mais detectado no local. Além disso, o número de neurônios sensoriais olfativos sofreu uma diminuição, possivelmente devido a danos do tecido durante a inflamação.

leia a matéria completa no Metrópoles