{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Geral

Eleições: Mesários voluntários recebem dois dias de folga do trabalho e isenção na taxa de inscrição em concursos públicos

há 4 anos

Redação

Publicidade
Eleições: Mesários voluntários recebem dois dias de folga do trabalho e isenção na taxa de inscrição em concursos públicos
TSE - Tribunal Superior Eleitoral
Publicidade

Isenção na taxa de inscrição em concursos públicos estaduais, até 60 horas complementares nas instituições de ensino superior conveniadas e dois dias de folga no trabalho. Essas são algumas de uma série de vantagens que uma pessoa que se voluntaria como mesária pode ter ao prestar serviço à Justiça Eleitoral.

Em 2022, somente no Paraná, serão necessárias cerca de 110 mil pessoas para trabalhar nos locais de votação dos 399 municípios do estado. Eleitoras e eleitores com mais de 18 anos em situação regular com a Justiça Eleitoral podem se inscrever, basta preencher um formulário e aguardar o contato do cartório eleitoral do município.

Desde 1996

Luciana Ribas Bueno Santos, de 45 anos, mora no município de Ibaiti, no norte pioneiro paranaense, e foi uma das mais de 54 mil mulheres que participaram como mesárias nas Eleições 2020 no estado. Aquela não foi, porém, a primeira vez que acompanhou o processo eleitoral de perto. Desde 1996, Luciana participa do ato democrático.

Na primeira vez, Luciana não se apresentou voluntariamente, mas foi convocada. Como gostou da experiência, decidiu inscrever-se por sua iniciativa nas eleições seguintes. Ela conta que sempre participou com muita satisfação e felicidade, pois é “uma honra contribuir com o país”. Além disso, o trabalho lhe garantiu horas de estágio em um curso de graduação e foi critério decisivo de desempate em um concurso público.

Apesar de os dias de votação serem intensos, Luciana relata a convivência harmônica de mesárias e mesários nas seções eleitorais. “Todos trabalham com seriedade, responsabilidade e alegria”, conta. O trabalho começa cedo no domingo e a capacitação oferecida pela Justiça Eleitoral antes da eleição esclarece de forma didática todos os procedimentos necessários.

Principais vantagens

  • Dispensa do trabalho pelo dobro dos dias de convocação, sem prejuízo de salário, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral (Lei 9.504/97, art. 98);

  • Auxílio-alimentação para o dia da eleição;

  • Até 60 horas extracurriculares para estudantes de ensino superior de universidades conveniadas ao Uniamiga;

  • Vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral, quando expresso no edital;

  • Vantagem de desempate em outros concursos públicos, se houver previsão em edital;

  • Isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos realizados pelo Poder Público Estadual, de acordo com a Lei nº 19.196/2017, dependendo da regulamentação expedida pela instituição promotora do concurso.

Uniamiga

Confira se a sua universidade é conveniada do programa Universidade Amiga da Justiça Eleitoral para ter acesso a até 60 horas extracurriculares pelo trabalho como mesária ou mesário voluntário. Se ainda não for, basta a instituição preencher o termo e formulário de adesão.

Atribuições

É a mesária e o mesário que ficam na seção eleitoral do início ao fim da votação para:

- Receber o eleitorado;

- Colher e conferir a assinatura do eleitorado no caderno de votação;

- Liberar a urna eletrônica para a pessoa votar;

- Zelar pela tranquilidade no ambiente de votação.

Perfil

A mesária e o mesário destacam-se pela responsabilidade, honestidade, facilidade para lidar com o público e pela vontade de ajudar.

Quem não pode

- Candidatas/candidatos e parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, e também a/o cônjuge;

- Integrantes de diretórios de partidos políticos, caso exerçam função executiva;

- Autoridades e agentes policiais que exercem cargos de confiança do Poder Executivo;

- Quem trabalha na Justiça Eleitoral.

do TRE

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Prefeito Silvio Barros se destaca em debates sobre mudanças climáticas na Cúpula Mundial de Prefeitos no Rio de JaneiroO encontro reúne líderes públicos do Brasil e tem como principal objetivo o debate de ações climáticas concretas lideradas pelas cidades
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia