Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Geral

Em ranking paranaense de mortes em confrontos policiais, Ponta Grossa fica em quinto lugar

há 6 anos

Redação

Publicidade
Em ranking paranaense de mortes em confrontos policiais, Ponta Grossa fica em quinto lugar
Publicidade

O número de mortes em confrontos com policiais (militares e civis) e guardas municipais no Estado do Paraná teve redução de 6,12% em 2019, em comparação com o ano anterior. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 16 de março, pelo Ministério Público do Paraná, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que tem entre suas funções o controle externo da atividade policial. Foram 307 mortes em 2019, contra 327 em 2018. É a primeira que esse número tem um decréscimo desde que o Gaeco passou a fazer o controle desses registros, em 2015.

Entre os casos, 294 envolvem policiais militares, seis ocorreram em confrontos com policiais civis e sete com guardas municipais. As cidades com maior número de casos foram Curitiba (78), Londrina (36), São José dos Pinhais (18) e Cambé (12).

Estratégia nacional – O controle estatístico das mortes em confrontos policiais pelo Gaeco faz parte de estratégia institucional de atuação do MPPR com o objetivo de contribuir para diminuir a letalidade das abordagens conduzidas pela polícia. As iniciativas do Ministério Público são constantemente discutidas com representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública, da Polícia Civil e da Polícia Militar.

Além disso, a exemplo dos demais MPs do Brasil, o Ministério Público do Paraná aderiu ao programa nacional “O MP no enfrentamento à morte decorrente de intervenção policial”, instituído pelo Conselho Nacional do Ministério Público, por meio da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança. A iniciativa do CNMP tem como objetivo assegurar a correta apuração das mortes de civis em confrontos com policiais e guardas municipais, garantindo que toda ação do Estado que resulte em morte seja investigada.

• Cidades com maior número de mortes em confrontos com policiais em 2019*

*PM: Polícia Militar, PC: Polícia Civil, GM: Guarda Municipal

Imagens: Divulgação/informações: MP/PR.

Galeria de Imagens:

Publicidade

Leia também

Suspeita de desviar R$1,7 mi da conta bancária do patrão é presa no ParanáInvestigada teria se aproveitado da confiança do empresário e do acesso às contas bancárias pessoais e empresariais para desviar dinheiro
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia