O Erastinho, primeiro hospital oncopediátrico do Sul do Brasil, será inaugurado no dia 1º de setembro. A informação foi confirmada, nesta segunda-feira (24), pelo superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago à ex-governadora Cida Borghetti e ao deputado Ricardo Barros durante visita à unidade.
“Muita alegria de ver o Erastinho praticamente pronto. O Hospital vai atender exclusivamente crianças e adolescentes com câncer num ambiente moderno, com tratamento humanizado, especializado e multiprofissional. Tenho orgulho de ter contribuído para a construção dessa unidade tão importante”, disse Cida Borghetti.
Além de assegurar recursos do Governo do Estado, Cida Borghetti também auxiliou em campanhas de arrecadação e em reuniões de interesse do Erasto Gartner no Paraná e em Brasília.
Cida Borghetti, que tem no combate ao câncer uma das suas principais bandeiras, reforçou ainda a importância de qualificar os hospitais e suas equipes para buscar o diagnóstico precoce. “Trabalhar a prevenção é a melhor maneira de salvar vidas”.
ERASTINHO – A capacidade anual da nova unidade será de até 17 mil consultas, 500 cirurgias e mais de 85 mil procedimentos. O complexo terá 43 leitos de internamento privativos e semiprivativos, recepção, lobby, atendimento ambulatorial, hospital-dia, centro cirúrgico e alas de internação (clínica, cirúrgica, TMO e UTI)
O Erastinho é resultado de mobilização e dedicação. O projeto foi lançado em 2015 e contou com o apoio da sociedade civil e de parceria entre os diferentes Poderes.
O projeto completo, e finalizado, custou R$ 30 milhões. Os recursos vieram de convênio firmado com o Governo do Paraná e capação junto à sociedade civil através de eventos, projetos e doações espontâneas.
TRANSMISSÃO – Por questão de segurança, a inauguração será transmitida ao vivo, a partir das 10h do dia 1º de setembro, nos canais do Hospital Erastinho e Hospital Erasto Gaertner.
“É uma grande felicidade para toda a família Erastiana. Ver esse projeto, que abracei como uma meta pessoal, concretizado, traz muita emoção. Foram diversas pessoas envolvidas, gente de todo o Brasil. Tudo pelo Erastinho. E por essas pessoas, que não poderão acompanhar de perto a inauguração, por conta das medidas de segurança que a pandemia nos impõe, faremos uma transmissão ao vivo de alta qualidade, porque quero que todos se sintam aqui conosco”, diz Adriano Lago.
Da Assessoria