há 2 horas
Giovanni Cardoso
A nova etapa do programa de concessões rodoviárias do Paraná entra em uma fase decisiva com os Lotes 4 e 5, que somam 1.058 km e cerca de R$ 29,7-29,8 bilhões em investimentos (obras e custos operacionais).
Os editais foram aprovados pela ANTT em julho e os leilões estão marcados na B3 para 23 de outubro (Lote 4) e 30 de outubro (Lote 5), com entrega de propostas nas semanas anteriores. No horizonte de 30 anos, o pacote completo do Estado ultrapassa R$ 60 bilhões, configurando o maior programa da América Latina.
O Lote 4, com 627,52 km, conecta a fronteira em Guaíra à divisa com São Paulo em Nova Londrina. O Lote 5, com 430,7 km, reforça o eixo Oeste-Noroeste e a ligação logística com Paraguai e Mato Grosso do Sul.
Entre as entregas previstas estão duplicações, faixas adicionais, contornos urbanos, vias marginais, ciclovias, além de passarelas e dispositivos de segurança. O modelo de disputa replica os lotes anteriores, com menor tarifa-base, sem outorga, para viabilizar o cronograma de obras e a previsibilidade ao usuário.
A experiência do usuário tende a ficar mais digital. Com TAG de pagamento automático, aplica-se o Desconto Básico de Tarifa (DBT), hoje de 5% sobre a tarifa. E, para veículos de passeio, o Desconto ao Usuário Frequente (DUF), que reduz progressivamente o valor na mesma praça e sentido ao longo do mês, alcançando o patamar máximo na 30ª passagem.
Ao mesmo tempo, o avanço do free flow (pórticos sem cancela) facilita a fluidez. Quem tem TAG paga automaticamente, quem não tem pode quitar depois pelos canais da concessionária ou app, dentro dos prazos regulatórios. Para o motorista, isso significa menos paradas e mais controle pelo celular, do extrato de pedágio ao calendário de viagens.
Essa “appificação” do trajeto faz parte de hábitos já estabelecidos no país, com streaming de música, podcasts, navegação, bancos digitais e organização de pagamentos. Em intervalos de viagem ou pelo passageiro, entram também apps de entretenimento, jogos rápidos como xadrez online, palavras cruzadas, quebra-cabeças (como 2048) e títulos de “match-3” jogados em sessões curtas, que cabem nos pequenos tempos mortos de parada.
Outra opção é o jogo Mines que, por ser leve e ter sessões rápidas, permite jogar desde qualquer dispositivo com internet em paradas curtas de descanso. As regras são simples, bastando selecionar o valor da aposta e a quantidade de minas para começar.
Mas também há jogos que exigem mais raciocínio, como paciência, quizzes de conhecimento geral e jogos de palavras, todos pensados para pausas curtas e para quem está como passageiro. É a mesma lógica de conveniência que simplifica o pedágio pelo app e reorganiza como o usuário ocupa o tempo na estrada.
Com duplicações e contornos, a expectativa é de mais fluidez e redução de conflitos urbanos, enquanto passarelas e passa-fauna reforçam a segurança viária e ambiental. Ao conectar Oeste, Noroeste, Norte e Vale do Ivaí, e eixos com SP e MS, os Lotes 4 e 5 ampliam a competitividade logística e a integração com fronteira e portos, ao mesmo tempo em que padronizam a gestão digital de pedágio para o usuário frequente.