Antes, a alimentação era fornecida no Centro POP, mas o local ficava muito aglomerado, ficando exposto à contaminação do coronavírus
O Departamento de Atenção Especial da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG) decidiu mudar a logística de atendimento aos moradores de rua e às pessoas em situação de rua. A partir desta terça-feira (24), a população atendida pelo Centro POP deverá retirar as marmitas do almoço e o lanche da tarde no Restaurante Popular. A intenção do órgão é evitar aglomerações e diminuir o risco de contágio do coronavírus.
“O serviço de atendimento aos moradores de rua não para. Mas precisamos diminuir a concentração de pessoas em um só lugar. Por isso os alimentos deverão ser retirados no Restaurante Popular. Por mais que a logística seja diferente, a comida continua sendo balanceada e de qualidade”, ressalta a diretora do Departamento de Atenção Especial da FASPG, Thaís Verillo.
Na tentativa de diminuir o contato entre a população de rua, a FASPG também decidiu que as atividades de lavagem de roupas e de banho, realizadas no Centro POP, serão feitas em três dias da semana: nas segundas, terças e quartas-feiras.
De acordo com a presidente da FASPG, Simone Kaminski, essas determinações deverão ficar em vigor durante este período de crise, a fim de facilitar que os moradores de rua e as pessoas em situação de rua sejam contaminadas. “Estamos reunidos esforços das equipes e contando com a colaboração das pessoas, para que doem alimentos e materiais de higiene para mantermos os nossos serviços. Acreditamos que é mais fácil para os moradores de rua adquirirem as marmitas gratuitamente no Restaurante Popular do que virem ao Centro Pop e ficarem aglomerados, estando expostos aos riscos”, destaca Simone.
Durante os atendimentos, os funcionários do Centro POP também estão orientando a população assistida sobre a importância da higienização. Hoje, a cidade conta com cerca de 120 pessoas em situação de rua e 65 pessoas que são moradores de rua. O Serviço de Abordagem Social também continua em Ponta Grossa. O atendimento está ocorrendo em regime de plantão, no telefone 98872-3820 durante o dia, no período da noite das 21h às 23h e aos finais de semana.
A FASPG também ressalta que os serviços da Casa de Passagem também estão abertos para atender a população que necessitar de acolhimento, com encaminhamento da equipe do Centro POP. A FASPG também pede que as pessoas colaborem com doações de materiais de higiene e alimentos. O intuito é garantir que a população tenha insumos suficientes para conseguir enfrentar essa pandemia de forma segura. As doações podem ser entregues tanto no Centro Pop quanto na Fundação.
O Centro POP localiza-se na rua Tobias Monteiro, 74. Já a FASPG está localizada na rua Joaquim Nabuco, 59.
Informações/Imagem: Assessoria de Imprensa