Ponta Grossa conseguiu achatar a curva de contágio pelo novo coronavírus. A afirmação foi feita pelo prefeito municipal, Marcelo Rangel, durante o ‘Programa Nilson de Oliveira’, que apresenta diariamente na Rádio Mundi FM.
De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e pela equipe de epidemiologistas da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, o pico de contágio da doença deve acontecer no final de junho.
“Inicialmente estava previsto pelos especialistas da UEPG que no dia 05 de maio nós teríamos o maior pico da doença em Ponta Grossa e os números seriam trágicos. A previsão inicial é que, neste momento, nós já teríamos muito mais do que cem casos de covid-19 e muitas mortes em decorrência da doença”, relata. Atualmente, o município possui 19 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, oito já recuperados, e até o momento nenhum óbito registrado.
De acordo com Rangel, o mais importante é que o sistema de saúde de Ponta Grossa continua funcionando. “Nosso sistema de saúde não está em colapso, temos leitos clínicos e de UTI preparados para o atendimento emergencial”, enfatiza.
“Nós conseguimos frear a grande curva. Ponta Grossa merece os parabéns. A primeira fase desta guerra nós vencemos”, comemora. “A segunda vitória é ao próximo pico. Como nós conseguimos achatar o pico, agora ela vai estourar mais lá na frente. Só que agora nós já sabemos como nos prevenir”, destaca. Entre as estratégias de prevenção, Rangel destaca o uso de máscara, higienização das mãos e o funcionamento do comércio em escala e com horário reduzido.