Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024

Prefeitura de Prudentópolis divulga nota de apoio ao povo ucraniano

2022-02-24 às 17:26

Na tarde desta quinta-feira (24), a Prefeitura de Prudentópolis divulgou através de seu Facebook uma nota de apoio à Ucrânia, país que está sob ataque russo desde as primeiras horas do dia. A cidade abriga uma grande quantidade de descendentes de ucranianos. No final do século XIX, a região foi colonizada principalmente por imigrantes vindos da Ucrânia, que deixaram várias contribuições culturais – a cidade, inclusive, já foi reconhecida como Ucrânia Brasileira.

O documento ainda mostra solidariedade à Ternopil, cidade ucraniana que é irmã do município paranaense. O prefeito de Prudentópolis, Osnei Stadler, enviou também um ofício ao prefeito de Ternopil, Serhij Nadal.
‘’Prudentópolis segue com as portas e com o coração aberto ao povo ucraniano como o fez há mais de cem anos, quando recebeu os primeiros imigrantes que aqui construíram sua história e influenciaram diretamente no modo de vida de nossa terra”, afirma.

A reportagem do D’Ponta News entrou em contato com o Osnei Stadler, que ressaltou que a situação gera uma angústia nos moradores. “Prudentópolis tem basicamente 75% de descendentes de ucranianos na população e a gente tem uma tradição muito grande aqui. A gente vê a tristeza nos olhos dos nossos amigos, da nossa família. Minha esposa é descendente de ucranianos. A gente teve uma tristeza muito grande quando amanheceu com a notícia dessa invasão sem necessidade, não considerando a soberania e a democracia. Foi uma coisa bem absurda. Nos dias de hoje não cabe isso para uma situação dessa. A gente torce para que tudo corra da melhora maneira, que tudo se alinhe. Para a comunidade ucraniana, deixamos a cidade de Prudentópolis de braços abertos”

Confira abaixo a íntegra da nota divulgada pela Prefeitura:

“NOTA OFICIAL DO MUNICÍPIO DE PRUDENTÓPOLIS ACERCA DA INVASÃO DO TERRITÓRIO UCRANIANO

Ocorreu o que o mundo temia. O território ucraniano foi invadido por forças militares russas, numa agressão direta à democracia, ao território e a individualidade de um povo milenar.

Prudentópolis abriga uma das maiores comunidade de descendentes de ucranianos fora da Ucrânia, e lamenta profundamente o ocorrido, pois a dor que é sentida diretamente pelos ucranianos há milhares de quilômetros de distância, aqui reverbera entre os nossos descendentes.

As imagens que chegam pelos meios de comunicação causam angústia, ao vermos pessoas tendo que deixar suas casas e tudo o que construíram na vida sem saber se poderão voltar.

O desafio à soberania do governo e do território ucraniano é grave, e não pode ser entendida como normal pelas demais nações. Hoje é a soberania ucraniana que se mostra ameaçada, amanhã qualquer outra pode ser alvo da ganância e da prepotência.

Rogamos a Deus proteção e forças às pessoas que sofrem com a invasão e com os efeitos da guerra. Unimo-nos em oração com o povo ucraniano e com sua igreja; pelo anseio único da paz, desejando que a tranquilidade volte a reinar na Ucrânia.

Prudentópolis segue com as portas e com o coração aberto ao povo ucraniano como o fez há mais de cem anos, quando recebeu os primeiros imigrantes que aqui construíram sua história e influenciaram diretamente no modo de vida de nossa terra.

O governo municipal solidariza-se com o Governo da Ucrânia, com a cidade irmã de Ternopil e com toda a comunidade ucraniana local, nacional e mundial, colocando-se ao lado desta e clamando pelo respeito à soberania de Ucrânia.

Estabelecemos ao longo do tempo laços de amizade com o povo ucraniano e com as instituições oficiais da Ucrânia, e estaremos a postos para prestar a ajuda que nos for possível.”