Sábado, 21 de Setembro de 2024

Rangel e Manjabosco dão detalhes sobre os dois novos casos de coronavírus em PG

2020-03-26 às 09:22

Nesta manhã (26), o prefeito Marcelo Rangel e o secretário adjunto da Fundação Municipal de Saúde, Rodrigo Manjabosco, falaram sobre os dois novos casos de coronavírus em Ponta Grossa e deram maiores informações sobre o quadro clínico. No momento, Ponta Grossa possui três pacientes que testaram positivo para a COVID-19.

A Fundação Municipal de Saúde não revelou o nome e a idade para preservar a identidade dos pacientes, mas informou que se trata de duas mulheres que viajaram para o exterior nos últimos dias. Uma delas esteve recentemente em Cancún no México e a outra em um cruzeiro. Uma das pacientes está em isolamento domiciliar e com o estado de saúde estável. A outra ainda não apresentou melhora do quadro e permanece em observação. 

Projeção

De acordo com Manjabosco, a previsão é que o número de casos na cidade cresça nos próximos dias, atingindo o pico nas próximas semanas. Ele acredita que serão necessários 1.600 leitos de internamento e mais 89 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender a todos os pacientes.

O prefeito Marcelo Rangel confirmou que o poder público está trabalhando com essa projeção. “Mesmo com as medidas, nós sabemos que algumas pessoas serão detectadas com o vírus. Então acredito que os próximos boletins serão difíceis de serem divulgados, porque devemos ter um aumento nos casos confirmados e suspeitos”, ressalta.

Rangel explicou que a doença deve avançar em ondas. “Agora vem a primeira onda. É praticamente normal a cada boletim nós termos mais confirmações. Depois vem a segunda onde, que é a que mais nos preocupa”, enfatizou.

Isolamento social

Rangel e Manjabosco ressaltaram a importância das medidas que já estão sendo tomadas no município para evitar aglomerações e do isolamento social. “É uma medida difícil de se cumprir, nós sabemos. Mas precisamos evitar um grave problema na saúde pública, pois caso o coronavírus se espalhe precisaremos de muitos leitos nos hospitais”, explica Manjabosco.

Primeiro caso

O primeiro paciente com coronavírus em Ponta Grossa foi confirmado no dia 21 de março. O rapaz voltou de viagem dos Estados Unidos com sintomas da covid-19 e testou positivo para a doença. Ele permanece em isolamento domiciliar e o quadro de saúde é estável. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, outros 41 casos estão sendo investigados e 34 já foram oficialmente descartados.