Na manhã desta terça-feira (21), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, criticou as pessoas que não estão seguindo as medidas de prevenção ao novo coronavírus. Em tom visivelmente alterado, ele lembrou que essas pessoas podem estar colocando outras vidas em risco.
Ao comparar desempenho de Ponta Grossa no combate à Covid-19, o prefeito destacou o trabalho em feito nas outras cidades do estado. “Vocês acham que nessas cidades não tem gente trabalhando para conter o vírus, que não teve lockdown, que não teve fechamento do comércio? Vocês acham que não teve absolutamente nada e deixaram ‘a Deus dará’?”, questiona. “Teve muito trabalho, teve Guarda Municipal tendo que fechar os lugares que estavam abusando, teve fechamento de igreja, teve fechamento de academia”, garante.
Rangel lembrou que os esforços não dependem apenas do poder público. “Sabe por que que não adiantou em muitos lugares? Porque isso depende de muitos fatores, não é a Prefeitura que manda nessa doença. Não é o Governo Estadual que manda nessa doença. Nós podemos atenuar, mas não existe milagre”, frisa.
Prefeito faz apelo para a população se cuidar
O prefeito fez um apelo para que a população colabore com o poder público e siga as medidas de prevenção. “Eu não tenho vacina, eu não tenho medicamento. Eu não tenho nada diferente de outras cidades do mundo. Eu só tenho uma coisa que pode ser diferente, que é falar com você e pedir, por favor, para você se cuidar”, apela.
Ele reforça que a situação está se agravando em Ponta Grossa e não é o momento de relaxar os cuidados. “Se as pessoas não se cuidam, o vírus agradece e a doença avança. Ou todo mundo faz a sua parte ou nós vamos chorar pelas pessoas que vamos perder”, alerta.
Desrespeito coloca outras vidas em risco
Visivelmente alterado, Rangel criticou as pessoas que não estão usando máscara e insistem em fazer aglomerações. “Você anda na rua, vê as pessoas sem máscara e sabe que aquela pessoa quer ser contaminada. O problema é que ela quer se contaminar, se contamina e passa para quem não quer ser contaminado e se protege”, explica.
Ele lembra que embora que não se preveniu talvez não tenha sintomas mais sérios, mas pode transmitir para alguém que vai ter problemas mais graves. “Se vocês pensam que quem está doente, está lá na UTI lutando pela vida, são pessoas que abusaram e fizeram festa, estão enganados”, frisa.
Enfermeira luta pela vida na UTI
Em tom de desespero, o prefeito contou a história de uma enfermeira que estava na linha de frente contra o coronavírus e agora está internada na ala Covid-19 do Hospital Universitário Regional (HU-UEPG).
“Tem uma enfermeira, a Terezinha, que está na UTI. Ela foi em festa? Ela foi tomar cerveja? Ela foi dançar pagode? Não, ela foi trabalhar para tentar salvar vidas. Ela foi salvar vidas enquanto tinha gente no pagode, enquanto tinha gente bebendo com os amigos”, salienta.
“Como é que ela foi contaminada? Ela foi contaminada, infelizmente, porque alguém abusou e passou para outra pessoa. A outra pessoa ficou doente e foi para a UTI. É assim que funciona” enfatiza.
Restrições são necessárias para salvar vidas
Rangel lembra que a falta de prevenção pode colocar outras vidas em risco. “Tem pessoas que simplesmente não aceitam que haja nenhum tipo de restrição ou contenção, como esses jovens que se recusam a usar máscara e acham que não tem pandemia. A pergunta que fica no ar: Eles não têm pai? Eles não têm mãe? Não tem avós, avôs?”, dispara.
Ele também se disse indignado com quem desrespeita as determinações municipais. “Quem vai pagar essa conta é o empresário que não tem dinheiro hoje para pagar os funcionários, é o trabalhador que vai perder o emprego, é a cidade que vai perder no seu desenvolvimento, é aquela família que chora porque vocês querem tomar uma cerveja”, disse aos berros.
Falta solidariedade
Para o prefeito, é preciso solidariedade para vencer o coronavírus. “A pandemia veio para demonstrar que nós precisamos mudar as nossas atitudes, temos que pensar um pouco na vida, pensar um pouco em outras pessoas”, destaca.
As declarações foram dadas durante o ‘Programa Nilson de Oliveira’, comandado por Rangel na Rádio Mundi FM.