Na manhã desta terça-feira (21), o Hospital Universitário de Ponta Grossa enviou uma nota à imprensa informando a preocupação com o baixo estoque de medicamentos sedativos e bloqueadores neuromusculares, utilizados para o tratamento de pacientes em UTI.
No entanto, o Hospital também informa que apesar da grande demanda devido à Covid-19, desde meados de março a instituição suspendeu cirurgias eletivas e outros tratamentos que necessitem de sedação para poder administrar o estoque por mais tempo.
Confira a nota na íntegra
O Hospital Universitário, através de sua direção técnica, informa que, embora haja desabastecimento dos estoques de medicamentos sedativos e bloqueadores neuromusculares em todo o Brasil, a instituição tomou todas as providências para atuar com segurança diante desta situação de escassez e busca repor os baixos estoques, com pedido de apoio à Secretaria Estadual de Saúde.
No contexto da Covid-19, a demanda destes medicamentos é alta. Por isso, preventivamente, desde 19 de Março, o HU-UEPG suspendeu cirurgias eletivas, procedimentos eletivos (endoscopias, por exemplo) e exames complementares eletivos, que necessitassem de sedação. Protocolos internos de uso de sedativos e bloqueadores neuromusculares nas UTIs, Centro Cirúrgico e Obstétrico foram revistos. Foi solicitado redirecionamento de casos clínicos e cirúrgicos possíveis para outras instituições que não são referência para Covid-19 e que compõem a rede do Sistema Único de Saúde. Este pedido foi realizado junto à Regional de Saúde, Central Estadual de Regulação de Leitos e Samu.
Esperamos em breve ter repostos os nossos estoques com estes medicamentos.