há 5 anos
Redação

Jancis Robinson
A inglesa Jancis Robinson é a mulher mais importante do mundo do vinho da atualidade e merece lugar de destaque. “jancisrobinson.com”, o site que leva seu nome, é uma das melhores referências para quem quer estar atualizado sobre este segmento tão peculiar. Jornalista, ela foi a primeira mulher, então fora do negócio do vinho, a obter o título de Master of Wine, isso no já distante ano de 1984. Jancis conquistou títulos importantes, sempre fruto do seu trabalho – ela, por exemplo, é uma das responsáveis por escolher os vinhos da adega da rainha da Inglaterra, e foi condecorada com o mérito agrícola francês (o currículo completo dela pode ser acessado em seu site). Seus livros são ótimos. Há desde publicações mais condensadas, indicadas para iniciantes, como o “Expert em vinhos em 24 horas”, até estudos de referência como o “The Oxford Companion to Wine” ou o “Wine Grapes”, um completo guia com quase 1.400 uvas. Muitos de seus livros já foram traduzidos para o português.
Susana Balbo
Considerada a primeira dama do vinho argentino, queria estudar física nuclear, mas foi impedida pelos pais e acabou se envolvendo nos negócios da família.
É a 1a Enóloga argentina formada em 1981 e proprietária da Susana Balbo Wines, com modernas instalações em Mendoza. O Nosotros 2014 é um dos grandes vinhos produzidos por ela que conseguiu 98 pontos de James Suckling e 96 do Guía Descorchados.
Gastronomia
Janaína Rueda
A Chef Janaína além de comandar o império do porco, com agora 4 restaurantes diferentes no centro de São Paulo, ministra aulas de gastronomia para menores infratores e ainda está revitalizando a merenda das escolas paulistas. Estima-se que mais de 1,5 milhão de crianças já foram impactadas pelo projeto.
Turismo
Jasmine Cardozo Moreira é pontagrossense (minha conterrânea), formada em Turismo e com 2 pós-doutorados (Espanha e Estados Unidos). Entre seus trabalhos se destaca o Primeiro Guia de geoturismo de Fernando de Noronha. Também destaco que foi a única brasileira a participar da publicação sobre Turismo e gestão em áreas protegidas da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN), traduzido para 5 idiomas, entre eles o mongolês. Desenvolve, ainda, projetos de pesquisa em colaboração com o Serviço Geológico e Serviço Florestal dos Estados Unidos, através da Universidade de West Virginia. Já participou como palestrante convidada em 4 universidades chinesas, entre elas a Universidade do Esporte de Xangai e a Universidade de Pequim, além de outros trabalhos que já realizou pelo mundo a fora levando o nome do Brasil e a capacidade feminina nesse setor importante para economia.
“Através do turismo, cada vez mais mulheres entram para o mercado de trabalho e garantem o seu sustento de forma digna”, destacou Jasmine, uma consideração importante e que nos orgulha.
A todas as mulheres, parabéns pelo seu dia!