há 5 anos
Redação

O País Basco é uma comunidade autônoma espanhola localizada no extremo norte do país, divide-se em 253 municípios, sendo 51 em Álava, 88 em Guipúscoa e 114 em Biscaia. Sua região é principalmente montanhosa, contornada pelos Montes Bascos e a imponente Serra Cantábria no sul, com o Toloño, uma grande montanha, como ponto de máxima altitude. A Vinícola familiar Bodega Elizalde S.L está localizada na região do bairro de Mendraka na mítica Necrópole de Argiñeta, dentro da província de Biscaia. As parcelas de vinha estão localizadas nos bairros de Mendraka, Gazeta e Miota, no Município de Elorrio (Bizkaia) cujas encostas de terreno estão voltadas para as montanhas de Anboto e Udalaitz. Está localizada a uma altitude entre 245 e 300 metros acima do nível do mar. É nesse local que é produzido o exótico vinho chamado Mendraka.
O Mendraka é um vinho varietal (composto por uma única espécie) elaborado com a uva Hondarrabi Zuri zerratua (uva branca dominante no País Basco responsável por produzir os tradicionais vinhos Txakoli). É um vinho jovem e a sua cor varia do amarelo ao verde, apresenta um aroma intenso, forte e muito fresco, lembra frutas brancas (maçã e pêra), citrinos e flores brancas. Na boca é agradável com a típica acidez presente na casta Hondarrabi Zuri Zerratura, além de oferecer muito frescor.
A sommelière Juliana Bossini Tudgay, que esteve pessoalmente visitando os produtores do vinho Mendraka, destacou o trabalho realizado pela Vinícola Boutique que produz vinhos orgânicos em quase 5 hectares: “Bizkaiko Txakolina é uma das regiões frias da Espanha, recebe influência oceânica proporcionando esse estilo de vinho que é super leve, fresco, mineral com sabores cítricos”, ressalta. Juliana lembra que as harmonizações adequadas são tapas (aperitivos espanhóis), frutos do mar e principalmente o bacalhau.
Confira no link abaixo a entrevista de Patrícia Ecave com Juliana Bossini Tudgay sobre o Mendraka:
Ver essa foto no Instagram