A qualidade sonora de um ambiente que promove bem-estar, produtividade e saúde precisam proporcionar um conforto acústico. Isso faz com que problemas como estresse, distúrbios do sono e doenças cardiovasculares sejam prevenidas. Normas técnicas, como a NBR 10152 e a NBR 15575, regulamentam esse conforto acústico através de critérios de avaliação e limites de ruído em ambientes habitados.
A qualidade do sono, a concentração e eficiência no trabalho aumentam em ambientes com bom conforto acústico, fazendo que se diminua o estresse. Dessa forma, investir em conforto acústico potencializa a funcionalidade dos espaços, além de melhorar a qualidade de vida.
Fatores que influenciam o conforto acústico
Um série de fatores interligados, quando são aplicados corretamente, podem transformar um ambiente. É necessário entendê-los para que os espaços possam ser transformados nesse local de bem-estar e maior produtividade.
Isolamento acústico
Esse fator se trata da capacidade de um ambiente bloquear a entrada ou saída de som. Dessa forma, o isolamento acústico faz com que a propagação de ruídos indesejados entre diferentes ambientes seja evitada. A utilização de materiais pesados e densos pode ser uma estratégia para que a passagem de som não aconteça. Materiais como vidro duplo, paredes duplas e concreto podem ser uma solução para isso.
Absorção sonora
Esse fator faz com que o eco e a reverberação sejam evitados, através da utilização de materiais como painéis acústicos, carpetes e cortinas, que são muito eficazes nessa absorção sonora.
Dispersão e difusão sonora
Esses fatores são utilizados para espalhar o som de uma forma mais uniforme no ambiente. A dispersão e difusão evitam pontos de concentração de ruído, através de materiais difusores e superfícies irregulares, que ajudam a espalhar as ondas sonoras.
Principais materiais de isolamento acústico
A melhoria do conforto acústico de um espaço necessita da escolha dos materiais e das tecnologias certas. Isso se passa desde isolantes acústicos até soluções mais avançadas. Confira quais são os principais materiais de isolamento acústico:
Lã de rocha
Esse material é amplamente utilizado em pisos, paredes e tetos com o objetivo de melhorar o desempenho acústico e térmico das edificações.
Espuma acústica
Esse material é ideal para a absorção de sons e ruídos em ambientes internos. A espuma acústica pode ser utilizada em salas de conferências, estúdios de gravação e espaços que necessitam de uma qualidade sonora.
Vidro duplos
Esse material reduz a transmissão de som e ruído entre ambientes externos e internos. Os vidros duplos são uma solução para ambientes com alto nível de ruído externo, com aeroportos e ruas movimentadas.
Informações: Construmanager