Sábado, 14 de Dezembro de 2024

Informe Bazacon: Construção civil alcança maior nível de capacidade operacional em 11 anos

2024-11-26 às 11:02
Foto: Freepik/Reprodução

Em outubro de 2024, o setor da construção civil no Brasil alcançou a maior taxa de utilização da capacidade operacional (UCO) para o mês nos últimos 11 anos. De acordo com a Sondagem Indústria da Construção, divulgada nesta segunda-feira (25) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o índice subiu para 70%, marcando um aumento de três pontos percentuais em relação a setembro e superando em seis pontos a média histórica para outubro, que é de 64%.

Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, destaca que o setor está atravessando um momento positivo, com crescimento notável nas contratações e na aquisição de materiais para construção. Em particular, a construção de edifícios se beneficiou das alterações no programa Minha Casa, Minha Vida, que começaram no final de 2023.

A sondagem também apontou um aumento na utilização da capacidade operacional em todos os segmentos da construção. A construção de edifícios atingiu 64% (superando a média histórica de 61%), as obras de infraestrutura chegaram a 68% (contra uma média de 62%), e os serviços especializados para a construção registraram 71% (quando a média histórica é de 66%).

Em relação ao desempenho do setor, o índice de evolução do nível de atividade ficou em 48,7 pontos, acima da média histórica de 47,7 para outubro, sugerindo que os empresários avaliam o momento como melhor do que o habitual. O índice de evolução do emprego também apresentou crescimento, atingindo 47,5 pontos, 1,2 ponto acima da média histórica. Entre os segmentos, as obras de infraestrutura e os serviços especializados se destacaram, enquanto a construção de edifícios ficou abaixo da média.

Informações: Metrópoles