há 7 horas
Amanda Martins

Entre 150 e 200 militares argentinos foram enviados para a região de Bernardo de Yrigoyen, município localizado na divisa com Barracão (PR) e Dionísio Cerqueira (SC). A decisão foi tomada nesta quinta-feira (30) pelo ministro da Defesa da Argentina, Luis Petri, em meio ao aumento da vigilância nas fronteiras após a Operação Contenção, deflagrada no Rio de Janeiro contra o crime organizado.
De acordo com informações do portal Ric, a mobilização das tropas argentinas ocorreu após a megaoperação contra o Comando Vermelho, que resultou em mais de 120 mortes nos complexos da Penha e do Alemão. O governo argentino colocou a região em alerta máximo e anunciou o reforço nos controles para evitar uma possível “debandada” de criminosos em direção ao território do país vizinho.
Os militares destacados para a fronteira contam com novos equipamentos de proteção e comunicação, além de radares, drones e dois helicópteros de apoio. Eles atuarão de forma integrada com as forças de segurança federais e com os efetivos da província de Misiones.
As tropas enviadas a Bernardo de Yrigoyen partiram da cidade de Salta, onde já realizam operações na fronteira com a Bolívia. Apesar do deslocamento, as Forças Armadas argentinas afirmaram que continuarão mantendo a vigilância na região norte do país.