Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

Paraná Pesquisas promove levantamento sobre eleições dos Estados Unidos

2024-09-20 às 15:14
Fotos: Gage Skidmore

Nesta quinta-feira (19), o Instituto Paraná Pesquisas lançou seu primeiro estudo referente às eleições norte-americanas. É a segunda vez que o órgão promove uma análise internacional – a primeira foi sobre a presidência de Portugal, no início do ano.

O levantamento indicou que Kamala Harris venceria Donald Trump por 49% a 44% nos chamados “estados-pêndulo” dos Estados Unidos. Indecisos somaram 7%. A pesquisa foi promovida nos seguintes estados: Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Pensilvânia e Wisconsin.

A coleta de dados foi realizada por meio de 2.581 entrevistas online com eleitores de 18 anos ou mais, entre os dias 12 e 17. A pesquisa foi conduzida em parceria com a empresa estadunidense Dynata Data Quality, com uma amostra representativa da população de cada estado.

Para Murilo Hidalgo, responsável pelo Paraná Pesquisas, o recente estudo é um novo passo para o já tradicional instituto. “Eu adoro o que eu faço e realizar a nossa primeira pesquisa para a presidência dos Estados Unidos é um sonho realizado”, conta. Ele também afirma que a iniciativa faz parte da internacionalização do instituto. “A nossa ideia é fazer mais duas pesquisas até o final das eleições norte-americanas”, adianta Hidalgo.

O Paraná Pesquisas atua há 34 anos e é referência em Pesquisa Política, Pesquisa de Opinião e Pesquisa de Mercado. As altas margens de acerto e a confiabilidade em seu trabalho, concretizaram a credibilidade e respeito dos principais formadores de opinião do país. Já são mais de 2 mil pesquisas realizadas com mais de 1,6 milhão de pessoas entrevistadas.