Sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2025

Senador dos EUA chama Alexandre de Moraes de “Voldemort brasileiro”

2025-02-28 às 14:27

O senador norte-americano Mike Lee voltou a se manifestar contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sugerindo que ele seja incluído na lista de sanções da Lei Magnitsky. A declaração ocorreu nesta sexta-feira (28).

Lee fez a sugestão em uma postagem nas redes sociais, comparando Moraes ao vilão da série Harry Potter, Voldemort. “Indico o Voldemort brasileiro para a lista da Lei Magnitsky. Quem está comigo?”, escreveu o senador republicano. Essa lei permite ao governo dos Estados Unidos aplicar sanções econômicas contra indivíduos estrangeiros acusados de violar direitos humanos, como o bloqueio de bens e contas no país.

O ministro do STF, que tem sido acusado de censura por críticos, se tornou alvo de uma crescente ofensiva por parte de parlamentares dos EUA, conforme o Metrópoles. Recentemente, um projeto de lei na Câmara dos Representantes, denominado No Censors on our Shores Act (Lei Sem Censores em Nossas Fronteiras), avançou com o intuito de barrar a entrada de autoridades estrangeiras acusadas de prejudicar a liberdade de expressão nos Estados Unidos.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), em articulação com opositores brasileiros, tem sido um dos principais interlocutores entre a oposição no Brasil e os legisladores americanos. Além disso, o deputado republicano Rich McCormick também solicitou que o ex-presidente Donald Trump aplicasse sanções contra Moraes, acusando-o de silenciar a oposição política no Brasil por meio de decisões judiciais.

Recentemente, Mike Lee também anunciou que, no final deste ano, deve viajar ao Brasil com uma comitiva do Senado dos EUA, com o objetivo de questionar a atuação de Moraes e a alegada politização do sistema judiciário brasileiro.