O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (02) que forças americanas dispararam contra uma embarcação que teria saído da Venezuela transportando drogas. A ação ocorreu durante uma operação militar norte-americana na região do Caribe.
“Destruímos um barco, um barco que transportava drogas, muita droga. Vocês verão e lerão sobre isso. Aconteceu há alguns momentos”, declarou Trump à imprensa, acrescentando que os entorpecentes “provêm da Venezuela”.
Segundo o republicano, a operação integra os esforços dos EUA para combater o narcotráfico. “Há muito tempo recebemos grandes quantidades de drogas vindas da Venezuela. Muitas coisas saem da Venezuela, então eliminamos [o barco]”, disse. Ele adiantou que mais informações poderão ser divulgadas em comunicado oficial após reunião no Salão Oval.
Em resposta, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, classificou a movimentação militar como a “maior ameaça vista na América nos últimos 100 anos”. O líder venezuelano advertiu ainda que a nação se declarará “em armas” caso sofra uma agressão direta.
Os Estados Unidos mobilizaram oito navios de guerra equipados com mísseis e um submarino de propulsão nuclear para patrulhar áreas próximas ao litoral venezuelano, em uma ofensiva contra o tráfico de drogas que, segundo o governo norte-americano, “contamina” as ruas do país.
por Carlos Augusto