Nutrição Descomplicada: ‘A pergunta certa’, por Fernanda Mattos | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024

Nutrição Descomplicada: ‘A pergunta certa’, por Fernanda Mattos

2022-11-08 às 09:30

Dizem que o segredo da vida está em saber fazer as perguntas certas.

Quantas vezes você disse que quer emagrecer?

Quantas vezes você elencou os motivos pelos quais quer emagrecer?

Acredito que você deve ter respondido muito mais vezes na vida a primeira pergunta do que a segunda, embora eu imagine que você tenha na ponta da língua pelo menos 5 razões para emagrecer.

Apesar de ter muitas razões para buscar o emagrecimento, frequentemente essas razões não são fortes o suficiente para te manter no foco ou são esquecidas na correria do dia a dia.

Agora o mais interessante é que provavelmente você nunca respondeu à seguinte pergunta: “por que você NÃO quer emagrecer?”

Nutri, tá maluca? Lógico que eu quero.

Será mesmo? Digo isso porque nossa mente subconsciente nos sabota mais do que imaginamos e ao longo dos mais de 10 anos de experiência tenho visto inúmeros pacientes lutando contra si mesmos.

Recentemente atendi um paciente que há anos faz terapia e tem uma ótima capacidade de autoanálise. Durante a consulta fiz essa pergunta para ele, que se surpreendeu, falando que nunca tinha pensado por esse ângulo, mas que fazia sentido.

No decorrer do seu tratamento, por várias vezes ele usou de diversos mecanismos de fuga e autossabotagem, apesar de saber racionalmente o quanto emagrecer para ele é importante.

Ao ser questionado sobre o porquê não querer emagrecer, quais mudanças ocorrerão na sua vida, quais desvantagens ele terá, muitas hipóteses surgiram e vou contar algumas delas.

Uma das hipóteses é do medo do julgamento, da exposição da falha. Ele comentou que fica muito incomodado quando as pessoas notam que ele está emagrecendo porque isso o deixa exposto. Caso ele falhe na tentativa e engorde novamente, todos verão que ele falhou.

Além disso, ele comentou que foi se adaptando à vida e hoje, estar acima do peso não é uma dor tão intensa na sua vida. Ele se adaptou para fazer exercícios, sabe o melhor ângulo para tirar fotos, sabe quais lojas encontra roupas que lhe sirvam e desenvolveu outros talentos para “compensar” a aparência. Em resumo, ele foge da dor, do desconforto de estar acima do peso e isso o coloca numa falsa zona de conforto.

Outra paciente relatou certa vez que se incomodava com elogios a respeito dela estar emagrecendo, porque de forma inconsciente, fazia ela acreditar que as pessoas gostavam dela apenas pela aparência e não por quem ela é.

Esses fatos podem ser muito mais comuns do que imaginamos. Se os motivos pelos quais você quer emagrecer não estão te ajudando nesse processo, de repente é hora de olhar por outro ângulo e buscar as respostas que te conduzam por outros caminhos.

POR QUE VOCÊ NÃO QUER EMAGRECER?

O que você irá perder ao perder peso?

De que forma o excesso de peso pode lhe ser útil?

Num primeiro momento pode parecer descabido, mas se permita responder essas perguntas e explorar novos horizontes.

Afinal de contas, quem anda pelos mesmos caminhos, chega nos mesmos lugares.

Nutrição Descomplicada

por Fernanda Mattos

Fernanda Mattos é nutricionista há mais de 10 anos e presta atendimento clínico voltado ao emagrecimento. Possui especialização em Nutrição Clínica Funcional e mestrado em Ciências da Saúde sobre cirurgia bariátrica, com mais de 5 anos de experiência nessa área. É membro da Comissão de Especialidades Associadas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e foi docente do curso de Nutrição. É uma nutricionista da vida real, que acredita ser possível emagrecer comendo as coisas que ama. Sua forma de trabalho combina ciência com acolhimento, buscando descomplicar a alimentação e mostrando que o simples traz resultado. Colunista D'Ponta desde 2022.