Nutrição Descomplicada: Como o café atrapalha o emagrecimento, por Fernanda Mattos | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024

Nutrição Descomplicada: Como o café atrapalha o emagrecimento, por Fernanda Mattos

2022-10-20 às 17:46

Primeiramente, permita-me esclarecer: eu amo café! Gosto tanto que até dou de presente para meus pacientes um sachê de drip coffee a cada consulta. O problema do café está no excesso e/ou nos horários, porque a cafeína age como estimulante.

Há quem diga que se, tomar um cafezinho à noite, dorme do mesmo jeito. Eu acredito nisso, mas a ciência mostra que mesmo quem consome café após às 15h pode apresentar prejuízos no sono, mesmo que não os perceba.

Isso porque a cafeína segue agindo no seu corpo, independente de sintomas. A metabolização da cafeína depende de cada organismo. Há quem perceba de forma mais nítida os efeitos da cafeína, como eu mesma. Basta uma xícara de café após às 16h que eu sei o preço que vou pagar. De nada adianta pegar fácil no sono se você acorda cansado no dia seguinte.

Da mesma maneira, de nada adianta dormir 2h da madrugada e acordar ao meio-dia. O nosso corpo segue o chamado ciclo ou ritmo circadiano. A cada hora do dia, temos determinadas funções em maior atividade.

Durante a madrugada, produzimos hormônios que interferem de várias maneiras no nosso organismo, incluindo no apetite e nas escolhas alimentares. Dormir tarde da noite atrapalha a produção desses hormônios, que não são produzidos de forma compensatória em outro momento do dia.

A desregulação dos níveis de grelina e leptina, provocada pelo sono de má qualidade, aumenta a fome, a vontade de comer e até a vontade de alimentos calóricos e gordurosos.

Um sono de má qualidade pode ser caracterizado de várias formas, como: dormir poucas horas, ter dificuldade para iniciar o sono, ter um sono leve ou apneia do sono, dormir muito tarde da noite ou acordar cansado.

E não basta só tirar o cafezinho do final da tarde. É importante ter atenção no consumo de chá mate, chá preto, chá verde, chá branco, guaraná, coca e chimarrão, que também contém cafeína.

Então, se você busca emagrecer, comece dormindo melhor.

Nutrição Descomplicada

por Fernanda Mattos

Fernanda Mattos é nutricionista há mais de 10 anos e presta atendimento clínico voltado ao emagrecimento. Possui especialização em Nutrição Clínica Funcional e mestrado em Ciências da Saúde sobre cirurgia bariátrica, com mais de 5 anos de experiência nessa área. É membro da Comissão de Especialidades Associadas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e foi docente do curso de Nutrição. É uma nutricionista da vida real, que acredita ser possível emagrecer comendo as coisas que ama. Sua forma de trabalho combina ciência com acolhimento, buscando descomplicar a alimentação e mostrando que o simples traz resultado. Colunista D'Ponta desde 2022.