Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

FT Sementes – Cultivares de Soja de Altíssimo Potencial produtivo nas mais diversas condições do Brasil

2021-12-03 às 13:33

Há quase 50 anos, a equipe de pesquisa da FT Sementes vem desenvolvendo novos cultivares de soja. E em parceria com diversas instituições públicas e privadas, a empresa também desenvolve pesquisas em novas tecnologias que possibilitem expressar de maneira mais econômica e ambientalmente correta, todo o potencial genético das cultivares de soja.

A FT Sementes possui uma ampla gama de cultivares disponíveis no mercado, adaptadas a todos estados produtores de soja do Brasil, oferecendo aos agricultores e multiplicadores uma ampla gama de opções, como cultivares de soja convencionais e com as tecnologias RR, Intacta, Intacta2Xtend e Xtend da Bayer.

Para o produtor Patrick Cabral, da região de Palmeira no Paraná, o grande diferencial da cultivar FTR 2557 RR é o sistema radicular agressivo além do altíssimo potencial produtivo. O agricultor salienta ainda que a qualidade de sementes fornecidas pela FT possibilitou a implantação da lavoura com população adequada.

Em Santa Catarina, o responsável técnico da Caluba Sementes, ressalta que a genética das cultivares FT tem diversos diferenciais. “Quando comparadas com outras cultivares de soja, as variedades da FT possuem muitos pontos positivos que nos chamam a atenção. O excelente arranque inicial das cultivares FT permitem o estabelecimento da população de plantas perfeito e o fechamento entre linhas muito rápido, além do elevado teto produtivo das cultivares. Estes fatores, aliados ao alto peso de grãos ( PMS ) das cultivares, ampla adaptação à épocas de semeadura e que permitem a semeadura em diversas regiões, facilitando seu posicionamento”, salienta. Hoje, a Caluba Sementes produz e distribui 6 cultivares do portfólio FT: FTR2949 IPRO, FTR4153 IPRO, FTR3557 IPRO, FTR1157 RR, FTR2155 RR e FTR158 RR. “As cultivares FT possuem inúmeras qualidades, podendo ser destacado o Excelente Sistema Radicular, apresentando em sua grande maioria a resistência aos nematoides, a tolerância à doenças causadas por patógenos radiculares, ampla adaptação e arquitetura moderna com plantas com porte controlado e tolerância ao acamamento. Todas essas características facilitam a implantação e manejo das cultivares FT”, conclui Édinei Grahl responsável técnico da Caluba Sementes.

No Rio Grande do Sul, Thiago Strobel salienta que a Sementes Strobel utiliza 11 cultivares de soja da FT Sementes em seu portfólio. “São materiais extremamente completos, sadios, com excelente estabilidade, sanidade radicular. Não se observa morte de plântulas, além de apresentar excelentes tetos produtivos. As cultivares da FT estão quebrando paradigmas sobre a produção da soja no Brasil, comprovando no campo que é possível aliar defensividade e produtividade”, destaca. Conforme Thiago, os diferenciais da genética aliado à excelência nos processos de multiplicação podem ser observados já na implantação da lavoura. “Entre 24 e 48h já começo a olhar a semente no solo, se já está emitindo radícula. Essa rápida emergência é um indicador de qualidade de semente, isso expressa vigor e demonstra se o stand terá uma implantação adequada”.

Para o dr. Maurício Terasawa, melhorista de soja e diretor presidente da FT Sementes, os cuidados com os cultivos devem ser tomados nas mais diversas fases de implantação da lavoura, iniciando muito antes da semeadura e da escolha da cultivar. “O agricultor deve observar e prestar atenção especial ao planejamento das rotações de cultura anteriores ao plantio. É muito importante escolher plantas que permitam a construção de um perfil de solo poroso, permeável e que possibilitem a redução da compactação. Como consequência desse trabalho, a escolha da cultivar de soja mais adequada à realidade econômica e edafoclimática de cada produtor é fundamental para alcançarmos o altíssimo potencial produtivo que a genética FT oferece em seus produtos”, ressalta o melhorista. Adquirir sementes certificadas e de excelente genética, de altíssimo vigor, produzidas por empresas idôneas e que possuam controle de qualidade rigoroso, permite atingir patamares cada vez maiores de produtividade.