há 3 horas
Carlos Solek

O forte temporal que atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu, no sudoeste do Paraná, mobilizou autoridades estaduais e federais. Os estragos aconteceram nesta sexta-feira (07).
O governador Ratinho Junior (PSD) declarou, nas redes sociais, que mobilizou as equipes da Defesa Civil para atender o município e demais cidades atingidas. "A Defesa Civil e as nossas forças de segurança estão em alerta, mobilizadas e acompanhando as cidades atingidas pelas fortes tempestades. Nossa solidariedade à toda população das regiões afetadas. Seguimos em atenção permanente".
O deputado Marcelo Rangel (PSD) também se solidarizou com as famílias dos municípios. "Estou acompanhando todas as ações que o governo estadual está tomando. Depois da tempestade, vem a bonança. Que Deus abençõe a todas as cidades que estão sofrendo neste momento", disse em uma rede social.
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi (PSD), resslatou que o órgão está ao lado da população afetada. "A Assembleia Legislativa do Paraná está à disposição, ao lado da Defesa Civil Estadual, para oferecer todo o apoio necessário e contribuir com as ações de assistência neste momento difícil".
A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da presidência da República, Gleisi Hoffmann (PT), declarou que o governo federal irá auxiliar na reconstrução da cidade. "Nossa solidariedade às famílias de Rio Bonito do Iguaçu e região, no Paraná, atingidas por um ciclone nesta sexta-feira, e outros municípios do Estado afetados por temporais. Este é um momento de união e de soma de esforços entre governos e sociedade para apoiar a população e reconstruir o que foi perdido. O governo do presidente Lula, por meio da Defesa Civil e do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, não medirá esforços para amparar as famílias atingidas".
Aliel Machado (PV), deputado federal, reforçou o compromisso junto ao governo federal para todas medidas de auxílio. "Toda nossa solidariedade pelo ciclone que atingiu o município no fim da tarde de hoje. Estamos tomando todas as medidas necessárias junto ao Governo Federal para auxiliar no que for necessário. Já entrei em contato com o prefeito Sezar Bovino e com o nosso amigo André para as providências necessárias".
Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros já estão mobilizadas fazendo atendimentos e levantamentos junto às prefeituras e autoridades municipais. As primeiras informações dão conta de impactos mais significativos em Rio Bonito do Iguaçu.
O Governo do Paraná já vem atuando para ajudar as cidades por meio do Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap). A orientação é procurar local seguro.