há 10 horas
Heryvelton Martins
A região Centro-Sul do Brasil está em alerta devido à formação de um ciclone extratropical prevista para o próximo domingo, 12 de outubro. O fenômeno coincide com o feriado de Nossa Senhora Aparecida e do Dia das Crianças, com risco de provocar chuvas intensas, tempestades severas, queda de granizo e ventos fortes.
O ciclone, que deve se formar na costa do Rio Grande do Sul e do Uruguai, é impulsionado por uma corrente de umidade vinda da Amazônia, conhecida como "rio atmosférico".
As instabilidades começam na madrugada de domingo (12), na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, e avançam rapidamente para o leste do estado.
Rio Grande do Sul: As áreas da Campanha, Oeste, Centro e Norte devem ser as mais afetadas.
Santa Catarina e Paraná: Até o final da manhã de domingo (12), as chuvas devem alcançar o centro-norte gaúcho e as áreas centrais de Santa Catarina e Paraná. Rajadas de vento podem ultrapassar os 90 km/h, especialmente no litoral e em áreas de serra.
Centro-Oeste e Sudeste: O fenômeno tem potencial para causar tempestades severas em toda a Região Sul e parte do Centro-Oeste, incluindo Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Além disso, a frente fria associada ao sistema de baixa pressão avança pelo sudeste, onde a chuva também aumenta, com alerta para fortes pancadas em São Paulo, Espírito Santo e no sul de Minas Gerais.
Os impactos esperados do ciclone incluem ventos que podem superar 100 km/h, risco de alagamentos, queda de árvores e descargas elétricas. A Defesa Civil alerta para a necessidade de atenção redobrada e divulga orientações importantes para a população, especialmente para os moradores de Ponta Grossa e região que podem ser afetados:
Evite áreas abertas durante o pico das tempestades e busque refúgio em locais fechados.
Não se abrigue debaixo de árvores devido ao risco de quedas e descargas elétricas.
Desligue aparelhos elétricos da tomada para prevenir danos causados por raios.
Acompanhe os alertas oficiais da Defesa Civil e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
No litoral, há previsão de mar agitado, e a Defesa Civil recomenda cautela para a navegação.