há 6 horas
Heryvelton Martins
O Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio da Promotoria de Justiça de Quatro Barras, recebeu nesta quinta-feira, 9 de outubro, o relatório conclusivo do Inquérito Policial referente à explosão ocorrida na empresa Enaex Brasil em 12 de agosto de 2025, no município da Região Metropolitana de Curitiba. A investigação, conduzida pela Polícia Civil, apurou o incidente nas dependências da empresa. Agora, o Ministério Público tem a responsabilidade de analisar as provas e elementos colhidos.
Conforme a legislação (artigos 16, 28 e 46 do Código de Processo Penal e artigo 129, inciso I, da Constituição Federal), o MPPR pode tomar as seguintes medidas: requisitar diligências complementares, se julgar necessário.
Promover o arquivamento do inquérito.
Oferecer denúncia criminal aos responsáveis, se houver comprovação de autoria e materialidade delitivas.
O prazo legal para a manifestação ministerial é de 15 dias, devido à complexidade dos fatos e ao fato de os investigados não estarem presos.
O MPPR reforçou seu compromisso com a transparência e a rigorosa apuração de responsabilidades, assegurando que os pronunciamentos ocorrerão dentro dos prazos legais nos procedimentos administrativos ou judiciais.