{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Paraná

Esporte, solidariedade e saúde marcam a 1ª Corrida de Rua da Assembleia Legislativa do Paraná

há 3 horas

Alep

Publicidade
Esporte, solidariedade e saúde marcam a 1ª Corrida de Rua da Assembleia Legislativa do Paraná
Foto: Orlando Kissner/Alep
Publicidade

A 1ª Corrida de Rua da Assembleia Legislativa do Paraná, realizada neste domingo (26), em Curitiba, reuniu solidariedade e esporte. O evento, uma parceria do Poder Legislativo com a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) de Curitiba, contou com mais de 6 mil participantes, arrecadou mais de 6 toneladas de alimentos e recebeu 600 doações de sangue.

“A Assembleia Legislativa dá hoje um grande exemplo de solidariedade, cuidado com a saúde e incentivo à prática de exercícios. Foram mais de seis toneladas de alimentos arrecadados para ajudar as famílias que mais precisam. Além disso, reunimos mais de seis mil pessoas, entre curitibanos e participantes da Região Metropolitana”, afirmou o presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD).

“O verdadeiro significado da política é este: melhorar a qualidade de vida e transformar a vida das pessoas. Essa corrida é mais uma prova de que o poder público pode fazer a diferença na vida de quem mais precisa”, destacou, ao ressaltar o caráter histórico e simbólico da primeira Corrida de Rua promovida pelo Poder Legislativo. “Ela reforça o compromisso da Casa com a promoção da saúde, do esporte e do bem-estar da população paranaense”, completou.

“Essa é a primeira corrida da história do Poder Legislativo, e a Assembleia tem dado grandes exemplos ao povo do Paraná, aprovando projetos importantes nas áreas da saúde e da educação. Esta corrida é mais um exemplo que os deputados e nossos servidores querem dar à população, incentivando o cuidado com a saúde e a prática esportiva”, afirmou o deputado, que participou da prova de 10 km.

O secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, Professor Euler, ressaltou a importância da 1ª Corrida de Rua da Assembleia Legislativa, destacando a parceria com a Casa e o impacto social do evento. “Essa é a primeira corrida da Assembleia e, nesta primeira etapa, pedimos aos corredores que levassem um quilo de alimento no momento da retirada do kit, em benefício do Banco de Alimentos de Curitiba. Com cerca de 6 mil inscritos, arrecadamos mais de 6 toneladas de alimentos, o que mostra a generosidade dos participantes”, afirmou.

Ele também comentou sobre a alta demanda e o espírito solidário que a corrida promove. “O circuito de corridas de rua em Curitiba é muito concorrido. São 6 mil vagas e cerca de 50 mil pessoas tentando inscrição. Reservamos aproximadamente 600 vagas para quem doasse sangue, garantindo a participação de quem pratica solidariedade. Além disso, a doação de alimentos mostra que o evento une esporte, solidariedade e saúde”, completou. “A corrida representa uma forma de celebrar o esporte local e fortalecer hábitos saudáveis, encerrando o circuito de maneira simbólica e positiva para a cidade”, finalizou.

Iniciantes e praticantes

Para o deputado Alexandre Amaro (REP), a iniciativa representa um importante passo na aproximação entre o Poder Legislativo e a população. “Estou muito feliz com essa iniciativa da Assembleia. Já havia me inscrito em outras corridas, mas não consegui participar. Hoje, por ser organizada pela Assembleia em parceria com a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, me senti impelido a vir. É uma forma de nos aproximarmos ainda mais do poder público”, afirmou.

O deputado também ressaltou o caráter inclusivo do evento. “É bonito ver servidores, pessoas idosas, jovens, iniciantes e corredores experientes participando juntos. Curitiba tem uma tradição forte em corridas de rua, e foi uma sacada muito importante do presidente Alexandre Curi realizar uma prova aqui, em frente à Assembleia”, comentou.

Ele também sugeriu novas iniciativas. “Já dei até a ideia de fazermos o ‘Tatame da Assembleia’, com dois dias de eventos voltados às artes marciais no Tarumã. É uma forma de envolver outro público ativo em Curitiba e no Paraná. O importante é manter esse vínculo do deputado junto à população, e da população junto ao Parlamento”, concluiu.

Acompanhando a prova de bicicleta, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) também elogiou a iniciativa e destacou a tradição de corridas em Curitiba. “A Corrida da Assembleia representa mais do que um evento esportivo. É uma oportunidade de integração com a comunidade. Mesmo não sendo um corredor assíduo, vejo que muita gente em Curitiba pratica corrida de rua e adora esse tipo de prova. Foi uma inovação muito bacana da Assembleia, uma iniciativa superpositiva. Achei nota 10”, afirmou. O deputado não correu devido a um problema no joelho.

A segunda-secretária da Assembleia, deputada Maria Victoria (PP), considerou a iniciativa da Casa de Leis louvável. “A parceria com a Prefeitura de Curitiba incentiva o bem-estar por meio da corrida de rua, e nós estamos aqui para prestigiar esse evento. É a minha primeira corrida de rua, mas estou animada. Vamos lá”, disse. Ela também comentou sobre a arrecadação de alimentos não perecíveis, que beneficiará muitas famílias carentes, e lembrou que a Casa de Leis terá um ponto permanente para receber doações.

Praticante do esporte, a deputada Marli Paulino (SD) também elogiou a ação. “Sou praticante de esporte e acho muito importante essa iniciativa da Assembleia. Muitos atletas que trabalham aqui também participam, e isso mostra o quanto é relevante para todos nós”, afirmou.

Para o deputado Tito Barichello (União), a corrida é sinônimo de saúde e a ação da Casa é muito importante nesse sentido. “A Corrida de Rua da Assembleia envia uma mensagem clara à sociedade sobre a importância do esporte, do bem-estar e da integração comunitária. Além disso, essa corrida organizada pela Assembleia, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer de Curitiba, é um grande exemplo de incentivo à prática esportiva e ao lazer”, afirmou.

Os deputados Alexandre Amaro, Tito Barichello, Marli Paulino e Maria Victoria participaram da prova de 5 km.

O diretor-presidente do Detran/PR, Santin Roveda, disse ter sido incentivado pelo presidente Curi. “Ele é um verdadeiro influenciador de boas práticas, incentivando saúde, bem-estar e a prática de esportes”, disse, ao reafirmar que eventos como este representam mais do que exercício físico: “São oportunidades de integração, lazer e celebração da vida saudável”.

“Foram dias de muito trabalho, mas hoje é dia de alegria, de correr e celebrar com todos que participaram”, completou.

Vencedores

O primeiro colocado da prova de 10 km, o militar Wellington Melo de Jesus, completou o percurso em 36 minutos e 14 segundos e disse que a sensação era única. “Essa prova é muito forte, tenho um nível técnico alto, mas o percurso sempre é desafiador. Então, tenho que agradecer por conseguir me consagrar campeão”, afirmou, ao comentar que nas outras três etapas ficou em segundo lugar em duas delas e em terceiro na última.

“Corro há 10 anos, mas hoje é um dia especial. Ontem meu tio faleceu — ele estava internado no hospital e veio a falecer. Dormi cerca de duas ou três horas à noite, acordei e resolvi vir para prova. Falei que ia entregar tudo e dedicar essa vitória a ele”, contou.

O primeiro colocado na prova de 5 km, Vitor Hugo Pereira de Freitas, fez o percurso em 17 minutos e 28 segundos. “Essa é a quarta etapa da Prefeitura, e eu fiz todas elas conquistando o primeiro lugar. Acho que estou com sorte”, afirmou.

Vencedora da prova de 10 km, Daniele Cristine de Oliveira Slivinski completou o percurso em 43 minutos e 49 segundos. “As provas da Prefeitura sempre têm um ‘docinho’ no meio, que é uma subidinha bem íngreme. Mas isso é bom, porque é desafiador e o gostinho da vitória é muito melhor do que a tristeza da derrota”, disse.

Jaqueline Karen Lima Javorsky, campeã da prova de 5 km, completou o percurso em 22 minutos 04 segundos e comentou sobre os desafios da prova. “O desafio é conhecer o percurso e se preparar justamente pra ele. A minha estratégia é não dar o máximo no começo, porque às vezes a gente não sustenta o ritmo. Então, guardo o último gás pro final”, explicou.

As largadas ocorreram às 6h, para a prova de 10 km, e às 6h15, para a de 5 km, na Praça Nossa Senhora de Salete, em frente à Casa de Leis. Para garantir a segurança dos corredores, diversas ruas do Centro Cívico e do Juvevê estiveram parcial ou totalmente interditadas antes e durante a realização da prova. Agentes e monitores de trânsito de Curitiba orientaram os motoristas que passaram pelos pontos onde houve bloqueios temporários.

As inscrições para essa última etapa se encerraram em apenas 4 minutos, e os alimentos arrecadados serão destinados ao Programa Banco de Alimentos de Curitiba, coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN).

Primeiros colocados

5 km – Masculino
1º Vitor Hugo Pereira de Freitas
2º Wesder Pereira Cardoso
3º Aruan Agostinho

5 km – Feminino
1º Jaqueline Karen Lima Javorsky
2º Grace Kelly de Fátima Déa
3º Eliane Dziadzio dos Santos

10 km – Masculino
1º Wellington Melo de Jesus
2º Luiz Augusto Alves Amado
3º Leonardo Fernando de Lima

10 km – Feminino
1º Daniele Cristine de Oliveira Slivinski
2º Soraia Ribeiro da Silva
3º Vanessa Lara

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Guto Silva representa o Paraná em compromissos com Google Cloud e ONU-Habitat
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia