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Assessoria

A EPR Litoral Pioneiro inicia na próxima segunda-feira (10) as obras para implantação da balança de pesagem dinâmica (HS-WIM) no km 18,510 da pista sentido Curitiba da BR-277, em Paranaguá. Durante o trabalho, uma faixa da rodovia ficará interditada temporariamente para o fluxo de veículos.
“Esta nova tecnologia demanda a realização do reforço no pavimento onde irão funcionar as balanças, por isso, serão executados no trecho obras de fresagem, recomposição e reciclagem, com interdição 24 horas de uma faixa da rodovia”, explica o diretor de Engenharia da EPR Litoral Pioneiro, Juarez Cordeiro. “Além da realização do trabalho, as equipes também estarão com foco na segurança viária. Durante a interdição, a concessionária irá reforçar a sinalização no trecho e a orientação aos usuários”, destaca Cordeiro.
A interdição de faixa está prevista para acontecer até o dia 19 de novembro – antes do feriado do Dia da Consciência Negra. A recomendação é que os motoristas redobrem a atenção ao trafegar pela região e em caso de emergência acionem a concessionária pelo número 0800 277 0153 está à disposição 24 horas.
HS-WIM
O novo sistema para pesagem dinâmica de veículos (HS-WIM) será implantado em seis pontos das rodovias sob concessão da EPR Litoral Pioneiro: BR-277 (km 18,510, no sentido Curitiba, e km 62,300, no sentido Paranaguá), BR-369 (km 10,200, nos dois sentidos), PR-151 (km 263,170, no sentido Sengés, e no km 263,300, no sentido Ponta Grossa) e na BR-153 (km 4). Além dos sensores no pavimento, serão instalados pórticos com sensores para que os caminhões passem pelo local com as dimensões previstas em legislação.
A tecnologia HS-WIM (High Speed Weigh-in-Motion), tornará o fluxo pelas rodovias mais seguro e eficiente, uma vez que os caminhões não precisarão realizar desvios nem terão que parar para o procedimento de pesagem. Outro benefício é a redução da emissão dos gases do efeito estufa, pois esse tipo de pesagem não demanda desaceleração e aceleração dos veículos pesados, o que resultava em maiores emissões de tais elementos.
Esses investimentos passarão a fazer parte de agenda com iniciativas e indicadores mais transparentes de sustentabilidade realizados pela concessionária pelo projeto Conexão Litoral, em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O projeto irá transformar a rodovia entre Curitiba e Paranaguá no primeiro corredor logístico sustentável do Brasil a partir de uma série de investimentos com foco em sustentabilidade, inovação e tecnologia, com ações que consideram as atuais condições ambientais aliadas a soluções modernas de infraestrutura.