há 2 horas
Edilson Kernicki

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, está em Rio Bonito do Iguaçu, neste sábado (8), para acompanhar e orientar os atendimentos da pasta ao município que foi atingido, na sexta (7), por um tornado. "Estamos aqui em Rio Bonito do Iguaçu acompanhando o atendimento. A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Bonito conseguiu manter o atendimento num outro posto de saúde, com três médicos fazendo atendimento de pessoas feridas em menor gravidade. Estou me deslocando, daqui a pouco, a Laranjeiras do Sul, acompanhar o trabalho que está sendo feito lá", comenta.
"Também estamos enviando, de Curitiba para cá, para Laranjeiras do Sul e para Rio Bonito, frascos de soro, insumos hospitalares. Vamos atender a todos com respeito, com dignidade, seguindo à ordem do governador Ratinho Junior. Agora, é um momento de crise e a crise requer contingência. Nossas ambulâncias do SAMU, de diversas regiões, estão vindo nos ajudar neste momento, aqui na região. É um momento crítico. Vamos continuar avaliando todo o quadro e teremos mais informações no decorrer do dia de hoje", acrescenta.
Além de unidades de Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Cascavel, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi mobilizado.
O atendimento inicial das vítimas está sendo feito em duas unidades hospitalares, uma unidade básica de saúde (UBS) e uma faculdade de Laranjeiras do Sul. Os pacientes que precisam de transferências são encaminhados ao Hospital Universitário de Cascavel e ao Hospital Regional de Guarapuava.
Um dos hospitais de Laranjeiras do Sul já fez 448 atendimentos, incluindo três cirurgias de ortopedia e uma geral. E 52 pacientes dessa unidade foram transferidos para os de maior porte, em Guarapuava e Cascavel. Na outra unidade hospitalar, foram 136 atendimentos, incluindo de crianças e gestantes, além da realização de cinco procedimentos cirúrgicos.
Na UBS, 125 pessoas foram atendidas, e outros 18 atendimentos foram realizados na faculdade. Já o Samu atendeu 48 pessoas, entre atendimento primário, transferências e serviços de regulação.
Mais de 30 ambulâncias da 5ª e da 7ª Regionais de Saúde estão disponíveis para atendimento, com mais de 100 profissionais de saúde e voluntários envolvidos. Os Pronto Atendimentos de Nova Laranjeiras, Cantagalo e Saudade do Iguaçu também foram disponibilizados para receber as vítimas.
O Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) foi acionado e enviou 1.000 unidades de soro 500 ml e 1.000 unidades de ringer (outro tipo de soro) para apoio aos hospitais de Laranjeiras do Sul. Municípios da região do desastre também estão doando medicamentos e insumos para as unidades que estão recebendo os pacientes.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também está enviando cerca de 10 mil unidades de 17 tipos de materiais diferentes, incluindo ataduras, seringas, compressas, agulhas, entre outros insumos, que auxiliarão os hospitais nos atendimentos das vítimas.