{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Paraná

Papa Leão XIV acolhe renúncia de religioso paranaense; entenda

Nunciatura Apostólica comunicou decisão nesta quarta-feira (7). Religioso deixa função administrativa para atuar em comunidades com carência pastoral

há 18 horas

Heryvelton Martins

Papa Leão XIV acolhe renúncia de religioso paranaense; entenda

O Papa Leão XIV aceitou, nesta quarta-feira (7), o pedido de renúncia ao ofício de bispo auxiliar apresentado por Dom Aparecido Donizeti de Souza, da Arquidiocese de Cascavel (PR). A informação foi confirmada pela Nunciatura Apostólica, representação diplomática do Vaticano no Brasil. Com a decisão, o religioso passa à condição de bispo emérito.

A notícia é relevante para o cenário religioso paranaense, uma vez que a cobertura de fatos que impactam a comunidade e a região é um dos pilares do nosso jornalismo. A decisão de Dom Aparecido não se baseia em questões de saúde ou idade, mas em um desejo pessoal de retornar às bases da igreja.

Novo caminho pastoral

Em carta aberta à comunidade, Dom Aparecido explicou que a mudança atende a uma inquietação missionária. O religioso afirmou sentir um chamado para servir em comunidades que necessitam de assistência direta. “Há quase um ano, venho sendo profundamente chamado (...) a viver uma experiência em perspectiva missionária para colaborar em alguma comunidade com necessidade de assistência pastoral”, escreveu o bispo.

Ele reforçou que a decisão envolveu “muita reflexão, oração e discernimento” antes do envio do pedido ao Vaticano. O objetivo agora é viver com mais liberdade para se dedicar à evangelização direta, longe das funções administrativas da Cúria.

Legado e gratidão

Durante o comunicado, o bispo emérito agradeceu a convivência com o clero, seminaristas e leigos de Cascavel. Ele citou nominalmente Dom Adelar Baruffi e Dom José Mario Scalon Angonese pela fraternidade episcopal. Dom Aparecido encerrou sua mensagem colocando-se à disposição da Igreja: “Onde eu estiver e com quem eu estiver, Ele possa fazer de mim um canal e instrumento de sua graça”.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Suspeito de matar homem a facadas em academia de Londrina tem prisão preventiva decretadaA declaração foi feita durante a audiência de custódia
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia