{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Paraná

Sanepar orienta veranistas sobre regularização de débitos e religações antes da temporada de verão

há 2 horas

AEN

Publicidade
Sanepar orienta veranistas sobre regularização de débitos e religações antes da temporada de verão
Foto: Sanepar
Publicidade

Com a aproximação dos feriados de fim de ano e o início da temporada de verão, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) alerta os proprietários de imóveis no Litoral sobre procedimentos que devem ser realizados antes do início das festividades. O primeiro passo é antecipar a regularização de débitos e pedir a religação do fornecimento de água. O serviço pode ser solicitado pelos canais digitais, antes mesmo do início da viagem.

O gerente geral comercial da Sanepar, Sergio Augusto Portela, reforça que a alta demanda de serviços neste período exige planejamento. “Na temporada e principalmente nas datas próximas à virada do ano, a população do Litoral aumenta significativamente. Estamos nos preparando para atender essa demanda, mas pedimos que a população antecipe os pedidos de serviços e colabore usando a água de forma racional. Assim evitamos transtornos e todos os visitantes poderão curtir o Litoral”, diz Portela.

A Sanepar vai reforçar suas operações no Litoral do Paraná durante a temporada 2025/2026 com um orçamento de R$ 22 milhões. O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, explica que as medidas visam garantir a qualidade dos serviços essenciais diante do pico de demanda.

“O plano operacional inclui a contratação de 31 geradores de energia, frota ampliada de caminhões-pipa, 21 contêineres reservatórios e 130 novos pontos de telemetria nas redes de água e esgoto. Além disso, já estão sendo realizadas melhorias operacionais nas redes de distribuição, captações e estações de tratamento”, detalha.

ANTES DE VIAJAR – Para quem possui um imóvel de veraneio que permaneceu fechado durante meses, o primeiro passo antes de viajar é verificar a situação da ligação de água.

- Regularização de débitos: clientes com contas em aberto devem regularizar a situação previamente. A religação, após suspensão por questões financeiras, só é realizada mediante a quitação ou negociação dos valores devidos. A Sanepar lembra que é possível consultar débitos e negociar o pagamento pelos canais digitais.

- Solicitação de religação: em caso de fornecimento suspenso, o pedido de religação da água deve ser feito com antecedência. O prazo é de 24 horas para a religação, então é importante que o veranista não deixe para a última hora.

Para consultar débitos ou solicitar a religação, tenha em mãos o CPF do titular ou a matrícula do imóvel e utilize os seguintes canais:

· WhatsApp:(41) 99544-0115

· Telefone (Central de Atendimento): 0800 200 0115 (ligue de qualquer cidade)

· Aplicativo: Sanepar Mobile

· E-mail:atendimentoaocliente@sanepar.com.br

Além da regularização do serviço, a Sanepar reforça outras medidas para a saúde e o uso consciente da água:

- Limpeza da caixa-d'água: a água parada por meses perde a potabilidade. É imprescindível realizar a limpeza semestralmente.

- Uso racional das piscinas: piscinas infláveis e plásticas são grandes vilãs do desperdício. O gasto de uma única piscina de 5 mil litros, trocada duas vezes no fim de semana, pode ser o suficiente para abastecer uma família de quatro pessoas por 15 dias. Para evitar a troca diária, trate a água com hipoclorito (água sanitária) diariamente (1 colher de sopa para cada 1.000 litros) e mantenha a piscina coberta. O tratamento não deve ser feito enquanto a piscina está em uso, por isso recomenda-se a inclusão do produto no período noturno para que a água esteja adequada para o banho no dia seguinte. Encha as piscinas fora do horário de pico (antes das 10h ou após as 22h).

- Evite desperdício: use balde em vez de mangueira para lavar calçadas. Reutilize a água da máquina de lavar roupas para a limpeza.

- Reservação adequada: o imóvel deve ter uma caixa-d'água de, no mínimo, 500 litros para garantir o abastecimento por, pelo menos, 24 horas, para quatro pessoas.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Menino de 9 anos com autismo morre afogado em açude no ParanáGustavo Pichetti de Oliveira foi encontrado morto após buscas intensas; família e comunidade escolar lamentam tragédia
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia