há 3 horas
Heryvelton Martins

O Paraná se prepara para a chegada de tempestades severas que devem atingir diversas cidades entre a tarde de sexta-feira, 7 de novembro, e a manhã de sábado, 8 de novembro de 2025. Um boletim atualizado do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), em parceria com a Defesa Civil, indica risco muito alto na metade Oeste do Estado e risco alto na metade Leste.
Chuvas intensas com acumulados pontuais que podem ultrapassar 50 mm.
Fortes rajadas de vento, podendo passar dos 80 km/h em alguns pontos.
Descargas elétricas e a possibilidade de granizo.
Este cenário de instabilidade tem potencial para provocar alagamentos, enxurradas pontuais, destelhamentos, queda de galhos de árvores e danos na rede elétrica.
As instabilidades devem persistir no sábado (8), com potencial para temporais localizados. Entre a tarde de sábado e a manhã de domingo, o afastamento de um ciclone extratropical da costa pode gerar ventos entre 40 km/h e 60 km/h no Leste do Paraná, podendo ultrapassar 70 km/h na faixa litorânea.
A Defesa Civil reforça a importância de a população adotar cuidados especiais para evitar danos:
Busque locais seguros: Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores ou próximo a painéis publicitários e objetos que possam cair.
Acompanhe os alertas: Siga as orientações dos órgãos oficiais e monitore os alertas vigentes da Defesa Civil.
Receba alertas por SMS: Para receber avisos no celular sobre risco de mau tempo, basta enviar um SMS com o CEP de sua região para o número 40199.
Em caso de emergência, os cidadãos devem entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, ou com a Defesa Civil, pelo 199.