Um adolescente de 17 anos foi surpreendido por guardas municipais enquanto pilotava uma moto nas imediações do Lago de Olarias, em Ponta Grossa, na noite de sexta (14), em torno das 21h30. O Grupamento de Resposta Rápida (GRR) patrulhava a região, quando se deparou com uma moto vermelha, com a luz do farol dianteiro apagada, o que levantou suspeitas.
A equipe parou, a fim de orientar o condutor, que não conseguiu esconder o nervosismo com a abordagem e deixou a moto apagar. Nada de ilícito foi encontrado junto ao rapaz, na busca pessoal. No entanto, foi verificado, na identificação, que se tratava de um adolescente de 17 anos e, portanto, sem habilitação para conduzir moto. Ele também não possuía os documentos do veículo.
Ao consultar a placa da moto, os guardas verificaram que o sinal identificador estava adulterado, com o número raspado, fazendo com que um dos numerais parecesse outro, sem a tarjeta de estado/cidade. A placa da moto não era original e estava em desconformidade com as regulamentações.
A equipe do GRR solicitou apoio da equipe de Trânsito e Patrulhamento Viário para averiguar a situação da placa e foi constatado que, de fato, se tratava de placa adulterada, de um veículo com cerca de R$ 4,8 mil de débitos em atraso.
Também foi solicitado que o responsável pelo menor fosse até o local. O pai do adolescente se apresentou e o rapaz recebeu voz de apreensão. Um guincho da Polícia Militar encaminhou a moto até o pátio da 13ª Subdivisão Policial (13ª SDP). O menor e o pai foram levados também até a delegacia, no banco traseiro da viatura.
Em plena tarde de sexta (14), por volta de 13h30, um adolescente de 16 anos foi flagrado empinando uma moto na Rua Balduíno Taques, na altura do cruzamento com a Rua Júlia Wanderley, no Centro de Ponta Grossa. O flagrante foi registrado pela equipe “Mike”, do Grupamento Patrimonial Tático (GPT), da GCM, enquanto se deslocava pela via até a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública. A manobra irregular da moto cinza foi flagrada em meio a grande fluxo de veículos, na altura do número 1175, de uma das principais ruas do Centro.
O rapaz desacatou a voz de abordagem e empreendeu fuga. Ele veio a parar na Rua Coronel Francisco Ribas, na altura do número 327 – cerca de 400 metros de distância do ponto onde foi dada a voz de abordagem. A equipe constatou se tratar de um menor de idade na identificação do abordado. Nada de ilícito foi localizado com ele durante revista pessoal.
O adolescente alegou que estava fazendo entregas como motoboy. Por efetuar manobras perigosas, causando risco a si e a outros, além de conduzir sem habilitação, o rapaz recebeu voz de apreensão e foi levado no banco de trás da viatura até a unidade policial.
O rapaz não tinha o contato dos responsáveis legais e, por isso, coube acionar o Conselho Tutelar Leste para a tomada de providências. A moto foi entregue a um funcionário da empresa de entregas, devidamente habilitado, tendo em vista não haver pendências que justificassem a apreensão.
Informações e fotos: GCM/SMCSP