{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Publicidade
Policial

Barbeiro que expôs criança autista em Ponta Grossa: tudo o que se sabe

Caso aconteceu em Ponta Grossa e gerou indignação; profissional pode responder por crime previsto no ECA

há 9 meses

Redação

Publicidade
Barbeiro que expôs criança autista em Ponta Grossa: tudo o que se sabe
Publicidade
Um barbeiro de 32 anos foi indiciado pela Polícia Civil de Ponta Grossa após ser acusado de expor uma criança autista de seis anos em um vídeo publicado nas redes sociais. A gravação, feita durante um corte de cabelo, gerou revolta por conter comentários considerados vexatórios e ofensivos.

Entenda o Caso

O vídeo foi publicado na conta profissional do barbeiro no Instagram, sem a autorização dos pais da criança. Na legenda, ele questionava quanto outros profissionais cobrariam para atender uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A postagem atraiu comentários pejorativos, que teriam sido endossados pelo barbeiro, aumentando o constrangimento da família. A mãe da criança registrou um boletim de ocorrência e denunciou o caso às autoridades. Segundo ela, a exposição causou sofrimento à família e à criança, que já enfrenta desafios relacionados ao TEA.

Indiciamento

Após investigação, o barbeiro foi indiciado com base no artigo 232 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que prevê pena de seis meses a dois anos de detenção para quem submete crianças ou adolescentes a vexame ou constrangimento. O caso agora segue para análise do Ministério Público.

Direitos das Crianças com TEA

O episódio reacendeu o debate sobre a proteção dos direitos das pessoas com autismo. Leis como a Lei Berenice Piana (nº 12.764/2012) garantem direitos fundamentais às pessoas com TEA, incluindo o respeito à dignidade e à proteção contra qualquer forma de discriminação ou exposição indevida. A Polícia Civil orienta pais e responsáveis a monitorarem a exposição de imagens de crianças nas redes sociais e denunciarem situações que violem seus direitos. Especialistas também alertam para os riscos do uso inadequado de plataformas digitais por profissionais e empresas..
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Telefones grampeados revelaram rota do tráfico em Ponta GrossaOperação Iterum apreende tonelada de maconha e armas após quebra de sigilo telefônico de grupo criminoso
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia