Um caminhoneiro de 47 anos foi impedido de continuar sua viagem na BR-376, em Apucarana, no norte do Paraná, por não ter cumprido o tempo adequado de descanso, conforme as regras estabelecidas pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB). A abordagem foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na noite de terça-feira (14), por volta das 22h.
De acordo com a PRF, o motorista dirigiu por 17 horas consecutivas, enquanto a legislação exige que o motorista faça uma pausa de pelo menos 11 horas em um período de 24 horas. O caminhão, que estava carregado com 38 toneladas de cimento, estava a caminho de Dourados (MS), após partir de Curitiba. A distância entre as duas cidades é de cerca de 840 quilômetros, com uma previsão de duração de 11 horas para o trajeto.
No entanto, os dados registrados pelo cronotacógrafo do veículo, equipamento responsável por monitorar o tempo de direção, mostraram que o caminhoneiro fez apenas duas paradas breves durante o percurso de 17 horas. Com base nessas informações, a PRF aplicou o auto de infração e determinou que o motorista cumprisse o período de descanso exigido pela legislação antes de seguir viagem.
Detalhes como a identidade do motorista e sua condição de trabalhador autônomo ou contratado não foram divulgados pelas autoridades.
Informações: g1