há 4 horas
Assessorias

A Prefeitura de Ponta Grossa (PG), por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, obteve um marco histórico na gestão ambiental do município: os 20 cemitérios públicos municipais receberam a Licença Ambiental de Operação (LO), emitida pelo Instituto Água e Terra (IAT), órgão ambiental do Governo do Estado do Paraná.
A prefeita Elizabeth Schmidt destacou que a conquista reforça o compromisso da gestão com a sustentabilidade e a legalidade ambiental. “Pela primeira vez na história, Ponta Grossa adquiriu a licença ambiental de 20 cemitérios municipais. Estamos colocando a casa em ordem. A emissão das licenças é inédita e garante que os cemitérios municipais tenham proteção ao meio ambiente e à saúde pública”, afirmou a prefeita.
A secretária Municipal de Meio Ambiente, Carla Kritski, explicou que, desde 1956, ano em que foram criadas as primeiras normas de implantação e funcionamento dos cemitérios, nenhum dos cemitérios municipais de Ponta Grossa possuía regularização ambiental completa. “Este avanço representa o resultado de um extenso trabalho técnico e documental, conduzido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente ao longo dos últimos anos”, ressaltou a secretária.
O processo de regularização contou com o acompanhamento do Instituto Água e Terra (IAT), sob a chefia de Matheus Demito, que conduziu a análise técnica e a emissão das licenças, fortalecendo a parceria entre o Governo do Estado e o Município. O anúncio acontece às vésperas do Dia de Finados, período de grande visitação, reforçando o significado da regularização: respeito à memória, à natureza e à responsabilidade pública.
Os seguintes 20 cemitérios municipais agora possuem licença ambiental de operação:
Cemitério Municipal de Guaragi
Cemitério Municipal de Uvaia
Cemitério Municipal Cerradinho
Cemitério Municipal Chapada
Cemitério Municipal Santa Luiza
Cemitério Municipal Santo Antônio
Cemitério Municipal São João Batista
Cemitério Municipal São José
Cemitério Municipal São Vicente de Paula
Cemitério Municipal de Sete Saltos
Cemitério Municipal de Taquaruçu
Cemitério Municipal São Sebastião
Cemitério Municipal do Passo do Pupo
Cemitério Municipal de Biscaia
Cemitério Municipal da Colônia Moema
Cemitério Municipal da Colônia Sutil
Cemitério Municipal de Mato Queimado
Cemitério Municipal São José de Pinheirinhos
Cemitério Municipal de Roxo Roiz
Cemitério Municipal Salto da Conceição