há 2 horas
Giovanni Cardoso

Levantamento realizado nos dias 25 e 26 de novembro de 2025 com 1.200 eleitores do Paraná mostra que o deputado estadual Alexandre Curi é o nome com menor rejeição entre os possíveis candidatos ao governo do Estado nas eleições de 2026. A pesquisa, que tem margem de erro de 3 pontos percentuais e nível de confiança de 95%, avaliou quais candidatos os entrevistados não votariam “de jeito nenhum” em uma eventual disputa pelo Palácio Iguaçu. A empresa responsável por computar os dados foi a Real Time Big Data.
Na questão de rejeição estimulada para governador, Requião Filho aparece como o mais rejeitado, com 40%. Em seguida, surgem Sérgio Moro, com 35%, e Enio Verri, também com 35%. Logo depois está o ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca, com 33%.
Entre os demais nomes testados, o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins, tem rejeição de 22%, Guto Silva aparece com 21% e Alexandre Curi registra 20%, o menor índice entre todos os possíveis candidatos avaliados na pesquisa.
O resultado indica que Curi inicia o debate sobre a sucessão de 2026 com um obstáculo menor junto ao eleitorado em comparação aos demais concorrentes potenciais. O dado de rejeição menor pode ser considerado um trunfo em um cenário em que a taxa de “não voto” costuma pesar na definição das candidaturas competitivas.
A pesquisa ouviu eleitores de diferentes faixas etárias, níveis de escolaridade e rendas familiares em todo o estado. O universo pesquisado considera apenas eleitores do Paraná, dentro do padrão de amostragem estatística adotado para levantamentos estaduais.