Sábado, 21 de Dezembro de 2024

Autora de projetos em defesa dos animais, deputada Gleisi Hoffmann destaca importância do 4 de outubro para a causa

2023-10-04 às 11:48

Nesta quarta-feira (4), é celebrado o Dia de São Francisco de Assis, considerado padroeiro dos animais. No âmbito político, uma das parlamentares que mais se destaca na defesa dos animais é a deputada federal e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann. Enquanto senadora, ela apresentou o projeto de lei que instituía a criação do Sistema Nacional de Proteção e Defesa do Bem-Estar dos Animais (Sinapra) e o Conselho Nacional de Proteção e Defesa do Bem-Estar dos Animais (Conapra) – pauta que continuou a defender enquanto deputada. De acordo com a parlamentar, as propostas visam articular ações entre governo e sociedade civil e de controle social voltadas ao bem-estar dos animais, bem como a interação do meio ambiente e a população, além de especificar conceitos como maus-tratos.

A deputada também foi uma das parlamentares que apoiou o presidente Lula quando este anunciou, em março de 2023, a Resolução nº 58, que proíbe o uso de animais vertebrados em pesquisa científica e no desenvolvimento de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes que utilizem em suas formulações ingredientes com segurança e eficácia já comprovadas cientificamente. “Foi uma medida importante para evitar sofrimento, mas é preciso avançar na construção de um mundo que respeite todas as formas de vida”, declarou na época.

Gleisi também já se posicionou contra o Projeto de Lei da Câmara 24/2016, que elevou rodeios e vaquejadas ao status de condição de manifestação cultural nacional e de patrimônio cultural imaterial. “Foi um retrocesso para os direitos dos animais permitir elevação tão importante dessa prática que envolve crueldade e dor. Tal proposta não condiz com os tempos em que vivemos, com o avanço que temos tido na causa animal”, apontou.

Em suas redes sociais, a deputada relembrou a importância do dia 4 de outubro para a causa animal. “Penso que defender os animais e protegê-los de abusos é defender a vida humana digna e contribuir para uma sociedade mais evoluída”, escreveu, complementando que é uma data para relembrar a responsabilidade que temos com os animais. Confira abaixo o registro: