O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, anunciou o desenvolvimento de um projeto para a construção de uma nova torre de atendimento na Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa. A iniciativa, que ainda está em fase de elaboração arquitetônica, será apresentada ao governador Ratinho Junior nas próximas semanas e visa ampliar significativamente a capacidade de atendimento no hospital, referência para 28 municípios da região.
Em conversa exclusiva ao D’Ponta News, Beto Preto destacou a importância da obra e afirmou que buscará o apoio de toda a bancada parlamentar alinhada ao governo estadual, bem como lideranças, para viabilizar o projeto. “Nós vamos articular muito com os hospitais importantes de Ponta Grossa, estou feliz com a relação que estamos tendo para melhorar a saúde de toda a região. Temos bons parceiros em toda a cidade”, declarou.
Embora os detalhes financeiros do novo projeto ainda não tenham sido divulgados, o anúncio ocorre em meio a outras iniciativas recentes voltadas à saúde em Ponta Grossa. Em janeiro, o governo estadual destinou R$ 9,7 milhões para a reforma do antigo Hospital Evangélico, que será transformado no Ambulatório Oncológico da Santa Casa. A nova unidade dobrará a capacidade atual de atendimentos oncológicos, passando a oferecer 2.400 sessões de quimioterapia e 3.400 consultas mensais.
A construção da nova torre promete complementar esses esforços, ampliando ainda mais os serviços oferecidos pela Santa Casa, que já atende majoritariamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, cerca de 87% dos atendimentos realizados pela instituição são destinados a usuários do SUS.