Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Publicidade
Política

Deputado Moacyr Fadel comemora reabertura da hemodiálise em Castro

há um ano

Redação

Publicidade
Deputado Moacyr Fadel comemora reabertura da hemodiálise em Castro
Foto: Sesa Castro
Publicidade

O deputado estadual Moacyr Fadel (PSD) comemorou a reativação do serviço de hemodiálise em Castro depois de quase um ano de paralisação. A nova estrutura foi inaugurada nesta sexta-feira (28) em cerimônia que contou com a presença de autoridades.

"O dia de hoje é muito especial para Castro e região. É um dia histórico quando inauguramos novamente a hemodiálise. Minha gratidão ao governador Ratinho e ao ex-secretário Beto Preto que viabilizaram os recursos para que essa clínica voltasse a atender em nosso município", celebrou o parlamentar.

Foram investidos R$ 2 milhões em recursos da Secretaria de Estado da Saúde para a compra dos equipamentos. O espaço de 880 metros quadrados, anexo ao Hospital Anna Fiorillo Menarim – Instituto Moriah, passou por um processo de adequação no valor de R$ 300 mil, custeado pela prefeitura.

"Sempre afirmo que precisamos de elos para avançar. E aqui em Castro temos isso, união entre governo estadual, município, emendas federais, emendas estaduais. É um dia para marcar a nossa história, com o retorno desse serviço tão importante", afirmou o prefeito Neto Fadel (PSD).

O serviço ficou fechado por quase um ano depois que a empresa que gerenciava a unidade não renovou o contrato. Agora a gestão da clínica será feita pela Santa Casa de Ponta Grossa e terá capacidade para atender até 80 pacientes por dia.

"Essa clínica é um resgate da dignidade de pacientes que ficaram sem acesso ao serviço em Castro", disse o secretário estadual da Saúde, César Neves.

A Hemodiálise é um processo onde o sangue é filtrado por uma máquina, removendo o excesso de toxinas, sais minerais e líquidos, simulando o trabalho de um rim. É indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves.

"Só Deus sabe o sofrimento desses pacientes para se deslocarem até 200 quilômetros para serem atendidos. Agora estarão perto de casa", ressalta o deputado Moacyr Fadel.

O deputado estadual Alexandre Curi (PSD), primeiro secretário da Assembleia Legislativa, destacou que a reabertura do serviço era um compromisso do deputado Moacyr Fadel. "O hospital está reaberto, estamos aqui com a hemodiálise e o governador deve vir aqui nos próximos meses anunciar o término do Socavão. Uma conquista desse deputado [Moacyr Fadel]. Por isso, que eu falo para vocês que uma decisão certa na política traz progresso e desenvolvimento para a cidade", destaca.

O deputado federal e ex-secretário de Saúde, Beto Preto (PSD), ressaltou a importância da união em torno de um objetivo em comum: oferecer o melhor atendimento à população.

"Quando a gente não sabe para onde vai, qualquer caminho serve. Nós queremos chegar ao local certo e seguro. No porto seguro para o atendimento do cidadão e cidadã aqui da região que precisa do atendimento da hemodiálise aqui em Castro", afirma.

da assessoria

Galeria de Imagens:

Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Publicidade

Leia também

Aliel Machado vota a favor da isenção do Imposto de Renda, que irá beneficiar milhões de brasileiros
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia