há 4 horas
Giovanni Cardoso

De acordo com o levantamento nacional do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria todos os adversários testados em simulações de segundo turno para a disputa presidencial de 2026.
No confronto mais tradicional, Lula tem 44,9%, contra 41,6% de Jair Bolsonaro. No entanto, este segue inelegível e, até o momento, se trata de um cenário hipotético. Em relação à última medição, realizada em agosto, Lula avançou 3,4 pontos percentuais, enquanto o ex-presidente registrou queda de 2,8% - nenhum/branco obteve 7,7% e não sabe/não opinou registrou 5,7%.
Na disputa entre Lula e Michelle Bolsonaro, o petista aparece novamente à frente, com 44,7%, contra 41,6% da ex-primeira-dama. Aqui, o crescimento do atual presidente foi de 2,4%, enquanto que Michelle teve queda de 1,8 pontos. Nenhum/branco computou 8,2% e não sabe/não opinou obteve 5,5%
Contra Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, Lula também lidera por 44,9% a 40,9%. Nesta simulação, o crescimento do atual presidente foi de 3 pontos. Já Freitas registrou queda de 1%. 8% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco ou anulariam o voto neste cenário. Outros 6,2% não souberam responder ou não opinaram.
Por fim, em cenário com Flávio Bolsonaro, Lula atinge 46,7%, enquanto o senador fica com 37,0%.
Em todas as projeções de segundo turno, Lula aparece numericamente à frente, com diferença superior à margem de erro, mantendo tendência de estabilidade e crescimento observada desde meados de 2025.